Todos os novos modelos do iPhone 12 terão 5G, mas apenas o topo de linha do iPhone 12 Pro Max suportará a onda milimétrica padrão mais rápida do 5G (mmWave), de acordo com um novo relatório da Fast Company.
O padrão 5G mais comum, sub-6, será incluído nos telefones, mas apenas o iPhone 12 Pro Max (que o relatório chama simplesmente de iPhone Pro Max) tem o espaço físico necessário para as antenas e a bateria.
A necessidade de bateria é provavelmente uma decisão de controle de qualidade por parte da Apple, e pode estar deixando de fora a tecnologia mmWave, mais rápida, mas que consome muita energia, em outros modelos menores para preservar a vida da bateria.
Além disso, diz-se que apenas os 12 modelos Pro Max nos EUA, Coréia e Japão suportam mmWave.
Se é isso que a Apple planejou, seria uma forma de colocar o 5G nos iPhones para não ficar atrás no mercado, garantindo o bom desempenho da bateria de todos os modelos. Francamente, levará mais dois anos, pelo menos, antes que os benefícios do 5G sejam realmente vistos pelos consumidores, mas a Apple não vai querer ficar para trás quando comparada aos rivais do mercado.
Muitas conexões 5G nas frequências sub-6 são quase tão rápidas quanto as conexões 4G atualmente. O mmWave permite velocidades de um gigabit por segundo ou mais, mas viaja em distâncias mais curtas e pode ser bloqueado por edifícios em áreas urbanas densas. É por isso que muitas operadoras móveis atualmente implantaram apenas Sub-6, e por que alguns dos primeiros telefones 5G suportam apenas Sub-6.