O RTX Kit da NVIDIA com Neural Shaders já está disponível, trazendo consigo demonstrações de Mega Geometry e Neural Texture Compression. Lançado um pouco depois do esperado, este kit oferece aos desenvolvedores um ponto de partida para integrar aprendizado de máquina (ML) em aplicações gráficas, explorando novas possibilidades de rendering neural.
O que é o RTX Kit da NVIDIA?
O RTX Kit da NVIDIA é um conjunto de ferramentas e tecnologias projetadas para auxiliar desenvolvedores na implementação de técnicas de rendering neural e outras inovações gráficas em seus projetos. Originalmente previsto para o final de janeiro, o kit foi disponibilizado ao público e pode ser baixado via GitHub, com cada componente possuindo seu próprio repositório.
Entre os componentes, destaca-se o RTX Neural Shaders (RTXNS), que permite a integração de aprendizado de máquina em aplicações gráficas. Segundo a página do GitHub, o RTXNS utiliza a linguagem de shading Slang e a extensão Vulkan Cooperative Vectors para acessar a aceleração de ML das GPUs.
Embora o RTX Neural Materials ainda não esteja disponível, outras tecnologias como RTX Neural Texture Compression e RTX Mega Geometry já podem ser testadas. A RTX Neural Texture Compression, por exemplo, oferece uma demonstração compilável que economiza memória, embora com um custo de desempenho ao ativar o modelo de inferência de IA.
RTX Mega Geometry e RTX Character Rendering
A tecnologia RTX Mega Geometry (RTXMG) também pode ser testada através da compilação de uma amostra. Essa tecnologia já foi utilizada no jogo Alan Wake 2, e a demonstração técnica oferece uma visão interessante de seu potencial. Falando em jogos, aproveite para conhecer os melhores jogos de 2024 e as expectativas para 2025.
Leia também:
Além disso, o RTX Character Rendering (RTXCR) também está disponível, fornecendo um exemplo de como renderizar cabelo e pele com path tracing. O cabelo é particularmente interessante devido ao suporte de hardware introduzido nas novas placas de vídeo GeForce RTX 50 para uma nova estrutura de dados de cabelo chamada Linear-Swept Sphere (LSS). Segundo a NVIDIA, essa estrutura oferece alto desempenho em tracing e atualizações de BVH, mantendo baixo consumo de memória. Em comparação com Disjoint Orthogonal Triangle Strips (DOTS), a renderização de cabelo animado em humanos é cerca de 2x mais rápida com LSS e requer um quinto da VRAM.
O primeiro exemplo de RTX Hair será visto na atualização de fevereiro de Indiana Jones and the Great Circle, que também incluirá DLSS 4 Multi Frame Generation.
Outras Inovações no RTX Kit da NVIDIA
O RTX Kit da NVIDIA também inclui o RTX Texture Filtering (RTXTF), uma tecnologia que não havia sido discutida anteriormente na CES 2025. Segundo a NVIDIA, o RTXTF amostra texturas aleatoriamente após o shading e filtra volumes difíceis, reduzindo artefatos e melhorando a qualidade da imagem.
Por fim, a NVIDIA atualizou seu Streamline SDK para a versão 2.7.2, adicionando suporte para DLSS 4 Multi Frame Generation e os novos modelos para Ray Reconstruction, Frame Generation e Super Resolution. Isso significa que em breve poderemos ver os primeiros mods de DLSS 4. Além disso, para quem busca mais opções de entretenimento, vale a pena conferir os melhores deals em streaming, com descontos em Disney+, Peacock e DirecTV.
O lançamento do RTX Kit da NVIDIA representa um avanço significativo para desenvolvedores que buscam integrar tecnologias de rendering neural e outras inovações gráficas em seus projetos. Com componentes como RTX Neural Shaders, RTX Neural Texture Compression e RTX Mega Geometry, o kit oferece um conjunto de ferramentas para explorar novas possibilidades e otimizar o desempenho em diversas aplicações.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.