O PlayStation VR foi um grande sucesso para os padrões de VR – embora isso não diga muito – oferecendo uma visão acessível da realidade virtual para qualquer um que já possua um PS4.
Com o PS5 previsto para novembro, é inevitável que os fãs estejam esperando que um fone de ouvido PSVR 2 acompanhe o novo console doméstico, e alguns vazamentos e patentes certamente sugerem que a Sony está trabalhando em algo – embora não saibamos quando isso poderá acontecer sair.
Quando o PSVR 2 será lançado?
O fone de ouvido PlayStation VR de primeira geração da Sony foi lançado três anos após o lançamento do PS4, mas não achamos que teremos que esperar tanto tempo com o PS5.
O PS5 será lançado em novembro de 2020, e como ainda não vimos nem uma dica do PSVR 2, não há chance de ele chegar no lançamento. É mais provável que ele seja lançado em 2021 ou, no máximo, em 2022. Isso é o que um relatório da Bloomberg também sugere, sugerindo que o PSVR 2 está “provisoriamente programado depois que o PlayStation 5 for colocado à venda”.
Uma lista de empregos publicada pela Sony Japão em agosto de 2020 confirma que a empresa está trabalhando em um fone de ouvido para a “próxima geração de realidade virtual”, embora forneça alguns detalhes específicos. Alerta que o projeto está “com vista para daqui a cinco anos”, porém. Não tome isso como motivo de preocupação que o PSVR 2 está 5 anos atrasado – achamos que isso simplesmente significa que a Sony já está começando a trabalhar no Próximo– headset VR de última geração, ou seja, um produto separado fora do ecossistema do PlayStation.
Leia também:
Quanto custará o PSVR 2?
A primeira geração Pacote inicial de PlayStation VR custa cerca de £ 259 para comprar agora, mas esse preço acessível veio depois de algumas quedas de preço. Na verdade, o kit completo do PlayStation VR custava £ 399 / $ 499 no lançamento em 2016, e achamos que isso é mais representativo do custo potencial do fone de ouvido PlayStation VR de segunda geração.
Há rumores de que o PlayStation VR 2 ostenta muitas tecnologias novas e atualizadas para melhorar a experiência geral de VR para os jogadores de PlayStation (sobre o que entraremos em mais detalhes abaixo), mas é claro, o uso de tecnologia de ponta pode aumentar o preço total.
Para referência, o Vive Cosmos topo de linha custa £ 699 / $ 699, embora o Oculus Rift S atualizado seja muito mais barato por apenas £ 399 / $ 399.
O que estamos tentando dizer é que o preço irá variar dependendo da tecnologia em oferta e, para isso, teremos que esperar até que a Sony revele oficialmente seu fone de ouvido VR de última geração.
Rumores de design e recursos do PSVR 2
Reunimos todos os maiores rumores de design e recursos aqui, dando a você uma ótima visão (não oficial) do que o PlayStation VR 2 pode oferecer.
O PlayStation VR 2 pode ser sem fio
A maior atualização potencial do fone de ouvido PlayStation VR de segunda geração é a conectividade sem fio – se uma patente descoberta pela LetsGoDigital for para ser acreditada, de qualquer maneira. A patente, que foi aprovada em 3 de outubro de 2019 pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, descreve um fone de ouvido de realidade virtual com câmeras integradas e um “modo transparente”.
De acordo com a patente, o fone de ouvido PlayStation VR 2 pode ter três câmeras integradas – duas na frente e uma na parte traseira – ao lado da tecnologia de detecção de movimento integrada no próprio fone de ouvido. A patente também descreve uma câmera embutida em controladores Move totalmente novos, mas veremos mais detalhes sobre isso um pouco mais tarde.
A Sony também detalha a conectividade Bluetooth, uma fonte de alimentação embutida, fonte de sinal de vídeo / áudio e um microfone na patente, sugerindo que a empresa pode estar planejando se livrar dos fios por completo.
Imagem via LetsGoDigital
O fone de ouvido PSVR 2 também pode exibir vários LEDs na parte de trás do fone de ouvido para ajudar a melhorar o rastreamento de movimento – um dos maiores problemas com o fone de ouvido atual. Os LEDs podem ser rastreados através da PlayStation Camera, muito parecido com o headset de primeira geração, apesar da natureza geral sem fio do headset.
O modo de transparência também foi detalhado na patente, permitindo que o fone de ouvido exiba uma certa transparência quando necessário – como ao se aproximar de um objeto do mundo real – utilizando as câmeras voltadas para a frente do fone de ouvido. É um recurso da maioria dos outros fones de ouvido de realidade virtual e certamente seria uma adição bem-vinda ao PlayStation VR 2.
Pode ser capaz de rastrear seus olhos
A conectividade sem fio pode não ser a única atualização quando se trata do PSVR 2; também pode rastrear seus olhos. Detalhado em uma patente publicada em julho de 2019, o fone de ouvido pode detectar a “postura do HMD usado na cabeça” e “determinar a direção do olhar do usuário” para refinar o que cada olho vê e melhorar a profundidade estereoscópica, também conhecida como paralaxe imagem.
Embora os usos da tecnologia além da qualidade de imagem aprimorada não sejam mencionados na patente, ela poderia ser usada para interagir com jogos simplesmente olhando – uma ótima opção de acessibilidade para jogadores com deficiência.
Vídeo (s) aprimorado (s)
O fone de ouvido PlayStation VR apresenta atualmente uma tela de 5,7 pol. 1920 x 1080 (386ppi), o que era aceitável em 2016, mas não tanto em 2019. À medida que nos afastamos dos fones de ouvido de VR de primeira geração, os consumidores estão exigindo telas de alta resolução para melhorar o A aparência geral do conteúdo de RV torna mais confortável a leitura de texto em RV, e parece que o PSVR 2 não vai decepcionar nessa frente.
A Japan Display, também conhecida como JDI, é co-propriedade da Sony e produz as telas não apenas para o fone de ouvido PSVR, mas também para smartphones Sony. A empresa desenvolveu um display de 3.2 polegadas de última geração com resolução de 2160 x 2432 e impressionantes 1001ppi, que muitos especulam que será usado no headset PSVR de próxima geração.
Sendo menor do que a tela de 5,7 polegadas do original, a Sony pode precisar usar dois monitores separados para potencializar a experiência de VR, mas com a potência extra supostamente oferecida pelo PS5, isso não deve ser um grande problema.
Controladores atualizados do PlayStation Move
Como mencionado acima, o fone de ouvido PSVR de próxima geração será acompanhado por controladores Move aprimorados. Os controladores Move atuais fazem o trabalho, permitindo que você interaja com ambientes virtuais, mas sem rastreamento 1: 1, eles simplesmente não podem competir com a experiência oferecida pelos controladores Vive, Cosmos ou Oculus Touch.
Surpreendentemente, vimos dois designs possíveis para eles. Uma patente que surgiu em janeiro de 2018 nos deu nossa primeira visão de uma possibilidade; embora o design geral seja semelhante, há um punhado de novas adições, incluindo um stick analógico – ajudando na locomoção suave em jogos de RV – e muitos botões para ajudá-lo a interagir com o mundo virtual.
Então, em outubro de 2019, a LetsGoDigital descobriu uma patente do PlayStation VR 2 que também descreve um novo recurso importante dos controladores Move de última geração; uma câmera. A adição de uma câmera pode permitir que os controladores do Move continuem funcionando mesmo quando fora do campo de visão da PlayStation Camera – algo que os controladores não podem fazer no momento.
Essa câmera não é encontrada em uma patente de março de 2020, no entanto, que mostra um formato totalmente novo que inclui uma alça de anel de halo, como visto em algumas das configurações de PC VR. O stick analógico da outra patente ainda está aqui, ao lado de vários botões, um gatilho e uma área sensível ao toque opcional. Não há menção de uma câmera nos controladores, mas em vez disso, a patente sugere que uma câmera no fone de ouvido poderia auxiliar no rastreamento dos controladores.
Considerando que os controladores Move atuais foram lançados pela primeira vez em 2009 para o PS3, pensamos que uma atualização é bem em atraso.
Compatível com jogos PSVR de primeira geração
Embora não seja explicitamente confirmado pela Sony, a empresa afirmou claramente que o PS5 será compatível com versões anteriores de quase toda a biblioteca do PS4, então esperamos que isso se aplique à biblioteca do PlayStation VR também.