Samsung apresenta Micro RGB TV 2025 com nova tecnologia de exibição

Conheça a Samsung Micro RGB TV 2025, a nova TV com tecnologia avançada que promete melhor brilho, cores e contraste.
Atualizado há 8 horas
Samsung apresenta Micro RGB TV 2025 com nova tecnologia de exibição
(Imagem/Reprodução: Sammobile)
Resumo da notícia
    • A Samsung lançou sua Micro RGB TV (R95) em 2025, primeiro modelo com tecnologia Micro RGB, inicialmente só disponível na Coreia do Sul e EUA.
    • Você poderá ter uma TV com brilho intenso, cores mais precisas e pretos profundos, sem problemas comuns como o “burn-in” das OLEDs.
    • O produto oferece uma alternativa premium ao Micro LED, com qualidade próxima a um preço mais acessível.
    • A TV tem recursos avançados para jogos e áudio imersivo, além de conectividade completa e sistema inteligente com IA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Samsung Micro RGB TV (R95) é o primeiro modelo de televisão da empresa com a tecnologia Micro RGB, lançada inicialmente na Coreia do Sul e, em seguida, nos EUA. Este aparelho chega a outros mercados de forma gradual, representando um avanço em relação às TVs Neo QLED da marca, que usam iluminação de fundo Mini-LED. Ela se posiciona como uma opção antes das TVs Micro LED, que possuem pixels RGB autoemissores.

Este televisor oferece mais brilho, controle de iluminação de fundo mais preciso, pretos mais profundos e menos efeito de “florescência” (blooming). Também exibe uma gama de cores maior em comparação com as TVs Neo QLED. Em relação às TVs OLED da empresa, a Micro RGB TV proporciona um brilho superior e não sofre com problemas de retenção de imagem, como o “burn-in” de pixels.

Diferenças entre Micro RGB TV, Mini LED e Micro LED

As TVs Mini-LED, como as Neo QLED, utilizam LEDs azuis ou brancos como fonte de iluminação de fundo. Para criar as cores necessárias, elas empregam filtros de pontos quânticos (quantum dot). Já a Samsung Micro RGB TV usa LEDs de tamanho micro, com componentes individuais de vermelho, verde e azul. Isso permite que a TV crie a cor exata sem a necessidade de um filtro de cor, resultando em tons mais precisos, pois a informação não é perdida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, as TVs Micro RGB possuem uma quantidade maior de LEDs individuais do que as TVs Mini-LED. Esse número elevado contribui para um controle de iluminação de fundo de alta precisão, o que praticamente elimina o efeito blooming, comum na maioria das TVs Mini-LED. Esta tecnologia aprimora a experiência visual ao proporcionar um contraste mais definido e uma uniformidade de imagem superior.

As TVs Micro LED, por outro lado, utilizam LEDs RGB autoemissores que produzem sua própria luz e cor. Esse funcionamento é similar ao da tecnologia OLED. A grande diferença é que as TVs Micro LED não dependem de material orgânico, o que as protege do problema de burn-in de pixels. Embora sejam consideradas televisores de alta qualidade, a tecnologia ainda é recente e com custo elevado. Em 2025, uma TV Micro LED de 115 polegadas custa cerca de US$ 150.000.

Uma Samsung Micro RGB TV oferece brilho e cores semelhantes, além de pretos e taxas de contraste próximos aos da Micro LED. Contudo, seu preço é cerca de um quinto do valor de uma Micro LED, tornando-a uma alternativa mais acessível. Essa relação custo-benefício pode ser um diferencial para consumidores que buscam uma experiência visual premium.

Recursos Visuais e Experiência de Jogo

A Samsung Micro RGB TV apresenta um painel VA de 115 polegadas com um sistema de iluminação de fundo Micro RGB e escurecimento local de matriz completa (full-array local dimming). A Samsung informa que o aparelho consegue reproduzir 100% das cores do espectro BT.2020, algo inédito para uma TV no mundo. O televisor também possui certificação Pantone Validated Colors, garantindo uma reprodução de cores precisa e fiel ao original.

O painel oferece uma taxa de atualização variável de 120Hz, podendo atingir até 144Hz quando conectado a um PC ou notebook gamer. Para os entusiastas de jogos, a TV possui suporte a AMD FreeSync Premium Pro, modo automático de baixa latência (ALLM) e taxa de atualização variável (VRR). Estes recursos otimizam a experiência de jogo, minimizando atrasos e rupturas na imagem.

Outros recursos de jogo específicos da Samsung incluem AI Auto Game Mode, Dynamic Black Equalizer, Game Bar, Game Motion Plus, Mini Map Zoom e Super Ultra Wide Game View. O Samsung Gaming Hub integra vários serviços populares de streaming de jogos na nuvem, como Amazon Luna, Microsoft Xbox Cloud, Nvidia GeForce Now e Utomik, eliminando a necessidade de instalar aplicativos adicionais.

Qualidade de Áudio e Funcionalidades Inteligentes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta TV da Samsung vem com um sistema de alto-falantes de 4.2.2 canais, oferecendo uma saída de áudio RMS de 70W e suporte a áudio Dolby Atmos. O suporte a Dolby Atmos também se estende a soundbars ou sistemas de som externos compatíveis, proporcionando uma experiência imersiva. Os alto-falantes embutidos podem funcionar em conjunto com as soundbars da Samsung por meio da tecnologia Q-Symphony, criando um som mais potente e equilibrado, seja por conexão com fio ou sem fio.

Recursos de áudio adicionais incluem Active Voice Amplifier Pro, Adaptive Sound Pro, Object Tracking Sound+ e 360 Audio, compatível com alguns modelos de Galaxy Buds. A TV possui microfones de longo alcance embutidos para comandos de voz e monitoramento de sons ambiente, facilitando a interação e a adaptação do som ao ambiente.

A TV utiliza o sistema operacional Tizen OS com a interface One UI e o aplicativo Samsung Daily+. Ela receberá atualizações de software por até sete anos, o que garante longevidade e acesso a novos recursos. O processador Micro RGB AI Engine é responsável pelo controle do sistema de iluminação de fundo Micro RGB e pelo processamento geral da TV.

O aparelho conta com 128 redes neurais de inteligência artificial. Elas são empregadas para o upscaling 4K de conteúdo de baixa resolução, redução de ruído, aprimoramento de nitidez e cores, e para recursos Vision AI. A função Auto HDR Mastering Pro, que converte conteúdo SDR em qualidade similar a HDR, também é alimentada pelo chip Micro RGB AI Engine.

Entre os recursos de software, destacam-se Art Mode, Art Store, Daily Board, Samsung Health, Samsung Knox, Samsung TV Plus e SmartThings. A TV também oferece suporte aos assistentes digitais Alexa e Bixby. A integração com Philips Hue Sync permite controlar luzes compatíveis, e o aplicativo Microsoft Copilot está presente. O AI Energy Mode ajuda a otimizar o consumo de energia elétrica.

Conectividade e Disponibilidade

Esta grande TV oferece diversas opções de conectividade, tanto com fio quanto sem fio. Entre elas estão Wi-Fi 5, Bluetooth 5.3, AirPlay 2, Miracast, Smart View, Tap View, Wireless Q-Symphony (com Wireless Dolby Atmos), Buds Auto Switch e Multi Control. Ela também integra um SmartThings Hub, que permite controlar localmente dispositivos domésticos inteligentes compatíveis com SmartThings, Matter (Thread) e Zigbee.

Em termos de portas físicas, o aparelho possui quatro portas HDMI 2.1 (com CEC e uma porta com eARC), duas portas USB Tipo-A, uma porta Ethernet, uma saída de áudio digital óptica, uma porta RF (para TV a cabo) e uma porta RS-232C. O controle remoto que acompanha a TV é um Solar Cell Remote, que pode ser carregado pela luz ambiente e também conta com uma porta USB Tipo-C. Para futuros lançamentos da Samsung, a conectividade e a sustentabilidade continuam sendo pontos importantes.

A Samsung Micro RGB TV de 115 polegadas (R95) tem um preço de US$ 29.999 nos EUA. Ela está disponível para compra no site da Samsung EUA, em lojas físicas da Samsung e na Best Buy. É possível que o televisor seja oferecido por outros varejistas no futuro. No momento, não há informações sobre o lançamento e preço no Brasil, então a oferta é válida apenas para os EUA.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.