▲
- A Samsung anunciou que Ballie, seu robô-companheiro com IA, será apresentado em um evento importante nesta semana.
- Ballie promete facilitar tarefas domésticas, como controle de dispositivos inteligentes e monitoramento de rotinas, usando IA.
- O robô pode transformar a automação residencial, tornando as casas mais inteligentes e conectadas.
- O lançamento nos EUA está previsto para 2025, mas ainda não há confirmação para outros países.
Explorar áreas com tecnologias emergentes nem sempre é simples, mas a Samsung decidiu atuar no segmento de robôs com inteligência artificial. A empresa anunciou que, ainda nesta semana, o seu robô-companheiro chamado Ballie vai finalmente aparecer em um palco importante, trazendo expectativas sobre como será o seu funcionamento e atuação no dia a dia.
Por meio de um vídeo divulgado no Instagram, a companhia informou que Ballie subirá no palco em um evento que não teve o nome revelado. O vídeo mostra o robô amarelo rolando suavemente, dando um gostinho de seu design, recursos visuais e capacidade de interação, reforçando sua proposta centrada em inteligência artificial.
A desconfiança de que o anúncio oficial estava se aproximando ganhou força após Ballie aparecer por surpresa em uma ação de marketing da Samsung para a plataforma SmartThings, lançada no final de março. O robô apareceu controlando aparelhos inteligentes, sugerindo que sua integração está bastante avançada.
De acordo com os primeiros detalhes compartilhados, Ballie deve atuar como um assistente doméstico, facilitando o controle de dispositivos conectados, monitorando rotinas, projetando informações na parede e acompanhando o usuário pela casa, sempre de forma autônoma.
Ballie: o assistente robótico que deve interagir no seu cotidiano
O Ballie não é apenas um robô simples. Ele está profundamente alinhado à plataforma Samsung Ballie AI, utilizando a conectividade com o SmartThings para automatizar tarefas diárias. Ele possui câmeras para reconhecimento, um mini projetor embutido capaz de exibir informações na parede e sensores para acompanhar os moradores com segurança.
Leia também:
Dentre suas funções previstas, Ballie poderá:
- Fornecer informações do tempo e agenda diária
- Transmitir vídeos e filmes diretamente nas paredes
- Apresentar dados do Samsung Health, como batimentos cardíacos ou lembretes para atividades físicas
- Atualizar listas de compras sincronizadas com o usuário
- Controlar luzes, eletrodomésticos e sistemas de segurança integrados via SmartThings
Mesmo com toda essa demonstração, a Samsung ainda não divulgou datas oficiais para início das vendas ou preços estimados do Ballie. O que se sabe é que a companhia confirmou que pretende lançar o dispositivo nos Estados Unidos até meados de 2025, mas sem confirmação sobre outros países.
Muitos consumidores aguardam a chegada dele como uma nova forma de gerenciamento doméstico inteligente. Esse interesse também cresce em meio ao avanço dos dispositivos móveis, cada vez mais focados na integração entre IA, produtividade e automação residencial, como discutido na atualização do One UI 7 que destaca o papel de assistentes inteligentes.
O que mais a Samsung prepara para seu portfólio de 2025
O lançamento do Ballie não é a única novidade prevista para 2025. Outros projetos em desenvolvimento da Samsung envolvem smartphones dobráveis, dispositivos vestíveis e realidade mista, reforçando sua atuação diversificada no setor de tecnologia de consumo.
Alguns dos produtos esperados incluem a suposta linha Galaxy S25 Edge, o headset Galaxy XR para experiências imersivas, e smartphones dobráveis com design refinado, como uma edição Fan Edition do Galaxy Z Flip 7, além de modelos com tela tri-dobrada.
Enquanto parte dessas novidades reforça o segmento de dispositivos móveis, a aposta no Ballie representa um movimento para integrar IA de forma mais presente no cotidiano, tornando as casas cada vez mais conectadas e inteligentes.
No portfólio atual, a Samsung já atua em outros produtos com inteligência artificial, como aspiradores de pó automáticos. Inclusive, o Ballie compartilha algumas tecnologias de sensores e mapeamento com o aspirador Bespoke Jet Bot Combo AI, mas com foco em assistente pessoal, o que acrescenta personalidade distinta a este dispositivo.
Segundo informações oficiais, Ballie está sendo desenvolvido para oferecer companhia simpática — e eficiente — que acompanha os moradores, ajuda nas rotinas e aproxima o usuário da proposta de uma casa realmente inteligente, aberta para automação e conectividade em múltiplas frentes.
À medida que a IA se aperfeiçoa e dispositivos móveis ganham cada vez mais funções integradas, projetos como Ballie reforçam o caminho para soluções personalizadas de automação residencial. Isso complementa discussões constantes na tecnologia, como a diferença entre resoluções FHD ou QHD nos celulares ou a capacidade computacional avançada focada em IA.
A presença desse tipo de robô pode ajudar a criar experiências mais imersivas nas rotinas diárias, agilizando tarefas e otimizando ambientes residenciais. O mercado agora espera pelo anúncio da data de lançamento e preço, que serão decisivos para consolidar a adoção do Ballie nas casas inteligentes em todo o mundo.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile