A Samsung tem uma vasta experiência em várias tecnologias, incluindo eletrônicos de consumo, redes, semicondutores, câmeras, monitores e muito mais. Destes, ele dominou o departamento de exibição com tecnologias como QLED (Quantum dot LED). E agora, está afirmando que desenvolveu outra tecnologia QLED líder da indústria.
A pesquisa da Samsung foi publicada pela revista ‘Nature’ recentemente (via Sammobile). A empresa afirma que a Samsung desenvolveu uma tecnologia de diodos emissores de luz (QLEDs) azuis sem cádmio Quantum Dot. O hub de P&D da Samsung SAIT (Samsung Advanced Institute of Technology) fez a pesquisa. Além disso, o relatório diz que a nova tecnologia melhorou em 20,2% a eficiência luminosa, oferece luminância máxima de até 88.900 nits e 16.000 horas de vida QLED. No entanto, a vida útil é medida com luminância de 100 nit e metade do brilho.
O que é um display Quantum Dot?
Um display de pontos quânticos usa pontos quânticos, nanocristais semicondutores que podem produzir luz monocromática pura vermelha, verde e azul. Agora, para quem não sabe, Quantum Dots são nanopartículas que os fabricantes estão adicionando às camadas (sanduíches) de filmes, filtros, vidro e componentes eletrônicos que compõem uma tela. Variando entre dois a dez nanômetros, quando são atingidos por uma onda de luz, eles emitem cores. No entanto, eles diferem dependendo do tamanho. Os pontos maiores tendem para o vermelho e os pontos menores para o verde.
O que é uma TV QLED?
QLED é basicamente um Diodo Emissor de Luz Quantum Dot (QLED). Conseqüentemente, TVs QLED são aquelas que possuem os pontos dentro de um filme e uma luz de fundo de LED como fonte de luz. Depois de atingir o filme, a luz percorre outras camadas, incluindo uma camada de cristal líquido (LCD), para criar a imagem. Em seguida, é transmitido para a superfície da tela como imagens.
- TCL apresenta a maior TV QLED do Brasil com 98 polegadas
- Tela OLED: saiba o que é e como funciona essa nova tecnologia utilizada por quase todas as marcas
Por que o Blue QLED é difícil de desenvolver?
A Samsung diz que o QLED azul tem o maior bandgap entre as três cores primárias (vermelho, verde e azul). Ele oxida rapidamente quando exposto a uma fonte de luz externa, o que resulta em uma vida útil mais curta e baixa eficiência luminosa.
Solução da Samsung
A Samsung diz que os pontos Quantum são compostos de uma estrutura básica de um núcleo, uma concha e vários ligantes. Conseqüentemente, ele teve que estabilizar melhor os materiais QD e alcançar a funcionalidade de fotorresposta confiável. Assim, os pesquisadores aplicaram uma estrutura com camadas duplas de emissão Quantum Dot e ligantes mais curtos na superfície dos QDs emissores de luz azul enquanto melhoravam as taxas de injeção.
A Samsung lançou recentemente TVs QLED com alta classificação energética na Coréia do Sul. Além do QLED, a Samsung também está trabalhando em mini-LED e tem como meta cerca de 2 milhões de vendas de TV mini-LED em 2021.