Samsung e Google juntas forças para criar ferramenta melhor que Apple

As duas gigantes transformaram suas famosas ferramentas de compartilhamento em uma só, criando uma ferramenta similar ao Airdrop, só que para Android
Avatar de André Luiz
10/01/2024 às 17:04 | Atualizado há 4 meses
Samsung e Google juntas forças para criar ferramenta melhor que Apple 1

A Samsung e o Google anunciaram hoje na CES 2024 uma parceria onde criaram um “novo” serviço de compartilhamento de arquivos chamado Quick Share. Sim, eu sei que esse serviço já existe em smartphones Samsung. Mas uma nova versão fruto dessa parceria estará disponível para todos Android em fevereiro.

O Google tem um serviço de compartilhamento de arquivos chamados Nearby Share que equipa praticamente todos os Android. Já a Samsung, tem seu próprio serviço chamado Quick Share, que no geral, é melhor e muito semelhante ao Airdrop da Apple. Agora, as duas empresas juntaram seus dois serviços para criar um novo Quick Share.

Porque o Quick Share é melhor que o Airdrop da Apple? Não é questão de funcionalidades, pois são bem semelhantes, a vantagem aqui é que o Quick Share agora não é limitado somente há uma marca ou ecosistema, mas sim todas as fabricantes de smartphones Android poderão conversar entre si, ao contrário do Airdrop que é exclusivo da Apple.

Uma fusão estratégica

A fusão entre o Nearby Share e o Quick Share foi oficializada após uma fase de testes em versão beta. Agora, o Quick Share será lançado oficialmente em fevereiro, trazendo uma série de benefícios para os usuários de dispositivos Android. A colaboração entre a Samsung e o Google busca oferecer uma solução ainda mais eficiente e conveniente para compartilhar arquivos entre dispositivos.

quick share google samsung

A principal diferença entre o Nearby Share e o Quick Share está no design do aplicativo. O novo logo do Quick Share mantém o padrão circular pré-fusão, mas adiciona duas setas quase centralizadas, simbolizando a capacidade de compartilhamento rápido de conteúdo entre dispositivos.

Durante o anúncio da fusão na CES 2024, o Google afirmou que o Quick Share se torna a melhor opção para transferências de arquivos no ecossistema Android. A big tech também revelou que está negociando com fabricantes de notebooks para que o Quick Share seja instalado de fábrica no Windows. Essa parceria é uma maneira de expandir a presença do Quick Share nos PCs e facilitar a transferência de arquivos entre dispositivos.

Benefícios para os usuários

O Quick Share proporciona uma série de benefícios para os usuários de dispositivos Android. Com essa nova ferramenta, será possível compartilhar arquivos de forma rápida e prática, sem a necessidade de conexão com a internet. Além disso, o Quick Share oferece suporte para uma ampla variedade de tipos de arquivos, desde fotos e vídeos até documentos e músicas.

Uma das vantagens do Quick Share é a sua compatibilidade com diversos dispositivos, independentemente da marca. Isso significa que usuários de smartphones Samsung, Google Pixel e outros dispositivos Android poderão aproveitar os benefícios desse serviço de transferência de arquivos.

Lançamento e atualizações

O novo Quick Share será lançado oficialmente em fevereiro. Os usuários que já possuem o Nearby Share instalado em seus dispositivos receberão uma atualização para o novo app. No caso dos usuários de dispositivos Samsung, o update será principalmente visual, pois o aplicativo manterá o mesmo nome. No entanto, ainda será necessário atualizar o app para aproveitar todas as funcionalidades do Quick Share.

Mais detalhes sobre o novo Quick Share serão apresentados no próximo evento da Samsung, o Galaxy Unpacked de 2024, que acontecerá no dia 17 de janeiro. Nesse evento, a fabricante poderá explicar melhor o cronograma de lançamento do aplicativo e possíveis parcerias com o Google para levar o Quick Share para os dispositivos Galaxy S24.

Conclusão

A parceria entre a Samsung e o Google para criar o Quick Share representa um avanço significativo no compartilhamento de arquivos entre dispositivos Android. Essa fusão proporciona aos usuários uma experiência ainda mais prática e eficiente, permitindo que eles compartilhem conteúdo de forma rápida e segura.

Com o Quick Share, será possível transferir arquivos entre dispositivos de diferentes marcas e modelos, ampliando a compatibilidade e a conveniência desse serviço. Além disso, o Quick Share estará disponível em uma ampla gama de dispositivos Android, tornando-o acessível para um grande número de usuários.

Portanto, se você é um usuário de dispositivos Android e está em busca de uma maneira fácil e rápida de compartilhar arquivos, fique atento ao lançamento do Quick Share em fevereiro. Essa nova ferramenta promete facilitar o compartilhamento de conteúdo entre dispositivos, proporcionando uma experiência ainda mais completa e integrada aos usuários de dispositivos Android.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ