Samsung encerra discretamente produção da capa Smart View após 12 anos

Samsung encerra a produção da capa Smart View em 2025, após 12 anos no mercado. Veja motivos e impactos para usuários Galaxy.
Atualizado há 8 horas
Samsung encerra discretamente produção da capa Smart View após 12 anos
(Imagem/Reprodução: Sammobile)
Resumo da notícia
    • A Samsung descontinuou em 2025 a capa Smart View, acessório lançado em 2013 para seus celulares Galaxy.
    • Você pode não encontrar novas capas Smart View para os modelos Galaxy lançados em 2025, como o Galaxy S25.
    • O fim desse acessório afeta usuários que valorizavam a função de visualizar notificações sem abrir a capa.
    • A complexidade técnica e falhas causadas por atualizações de software podem ter sido razões para a descontinuação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Samsung parece ter se despedido de um acessório clássico em 2025: a capa Smart View. Após 12 anos de presença no mercado, a popular S-View case da Samsung não recebeu novas versões para os lançamentos deste ano, como a linha Galaxy S25. A ausência foi notada por alguns fãs, gerando dúvidas sobre o futuro desse item.

A retirada de um produto, mesmo que pequeno, raramente passa despercebida pelos entusiastas de tecnologia. Contudo, o desaparecimento da S-View (ou Smart View) Case, uma capa com recorte que exibe informações da tela, ocorreu de forma discreta em 2025. Até o momento, a Samsung não lançou novas capas desse tipo, e não há informações se o acessório voltará.

Alguns usuários da Samsung perceberam logo no lançamento da linha Galaxy S25 que não conseguiam adquirir uma capa S-View para seus novos modelos. Houve a esperança de que fosse apenas um contratempo inicial. No entanto, a falta de disponibilidade persistiu ao longo do ano, consolidando a tendência de seu aparente fim no catálogo da marca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o ano passado, a Samsung ainda produzia capas S-View para suas linhas Galaxy S e Galaxy A. Inclusive, alguns telefones Galaxy A já tiveram designs bem diferentes para essas capas, mostrando a versatilidade do acessório. Há alguns anos, a empresa também oferecia essas capas para a já descontinuada série Galaxy Note.

A primeira S-View case surgiu em 2013, junto com o lançamento do Galaxy Note 3. Esse acessório trouxe a ideia de interagir com a tela Super AMOLED do aparelho através de um recorte na capa. Essa inovação permitia visualizar horas, notificações e chamadas sem precisar abrir a proteção.

A mágica por trás dessa funcionalidade estava na tecnologia de tela Super AMOLED, que tem a capacidade de desligar partes específicas do display, mantendo apenas a área do recorte da S-View ativa. Assim, cada capa S-View precisava se comunicar com o celular para informar quais partes da tela deveriam acender, quando e o que exibir para o usuário.

O que pode ter levado ao fim da S-View case da Samsung?

Não existe uma explicação oficial da Samsung sobre a ausência de novas capas S-View neste ano. No entanto, uma teoria sobre o motivo de sua descontinuação, e que faz bastante sentido, tem relação com a complexidade técnica que o acessório exigia para funcionar corretamente.

A capa S-View foi projetada para ajustar a área ativa da tela conforme a capa estava aberta ou fechada. Essa funcionalidade inteligente dependia de um software específico. Embora fossem úteis, as S-View cases apresentavam falhas ao longo do tempo, o que pode ter pesado na decisão.

Muitos usuários de telefones Galaxy com a capa S-View relataram problemas após receber atualizações de firmware. Essas atualizações frequentemente atrapalhavam o funcionamento adequado da capa S-View, causando inconvenientes para os proprietários dos dispositivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na maioria das vezes, esses problemas eram resolvidos com um simples reinício do telefone ou limpando o cache. Embora não pareça um grande obstáculo, esses pequenos contratempos ocasionais podem ter sido o motivo pelo qual a Samsung decidiu não mais investir nas capas S-View. A manutenção do software era uma tarefa constante.

Ainda que não seja uma informação oficial, essa teoria parece razoável, principalmente agora que a Samsung pretende oferecer suporte a seus celulares com seis ou sete gerações de atualizações de SO. Manter a compatibilidade de um acessório com software tão específico ao longo de tantos anos de atualizações de sistema pode ter se tornado um desafio grande demais.

Talvez a despedida das capas S-View fosse necessária para tornar essa nova política de atualizações de firmware mais viável. Ou, quem sabe, o motivo seja outro. De qualquer forma, o retorno das S-View cases é uma incógnita, e ficaremos de olho caso a Samsung mude de planos.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.