Samsung encerra produção de HBM2E devido à concorrência chinesa

A Samsung está encerrando a produção de HBM2E para se preparar para novas tecnologias em meio à rivalidade com fabricantes chinesas.
Atualizado há 11 horas
Samsung encerra produção de HBM2E devido à concorrência chinesa
Samsung encerra HBM2E para focar em novas tecnologias e enfrentar concorrência chinesa. (Imagem/Reprodução: Sammobile)
Resumo da notícia
    • A Samsung está encerrando a produção de HBM2E em resposta à crescente concorrência da China no setor de memória.
    • Se você acompanha tecnologia, isso pode indicar mudanças no mercado de chips com foco em qualidade e preço.
    • Esse movimento pode afetar a categoria de chips de memória, provocando uma pressão de preços no setor.
    • Além disso, a transição para HBM3E e HBM4 se mostra crucial para a competitividade da Samsung.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As fabricantes chinesas de memória se tornaram uma grande preocupação para a Samsung. A tecnologia delas está avançando rapidamente e começaram a dar trabalho à Samsung em produtos de memória legados, como DDR4. A China também está focando em chips de memória de alta largura de banda, que são cruciais para aplicações de inteligência artificial. Diante desse cenário, a Samsung está finalizando a produção de HBM2E da Samsung, antecipando uma ofensiva de baixo custo de rivais chineses, da mesma forma que fizeram com tecnologias como DDR4.

A estratégia de preços agressivos da China

As fabricantes de memória da China têm consistentemente praticado preços abaixo dos da Samsung. Acredita-se que as empresas chinesas estão oferecendo seus produtos DDR4 por quase metade do preço cobrado pela Samsung. Este pode ser um dos motivos pelos quais a Samsung vai encerrar a produção de DDR4.

Uma investida semelhante também é esperada para memória de alta largura de banda, já que a CXMT da China deve entrar no mercado HBM2E em breve. É muito provável que ela pratique preços abaixo dos da Samsung, tornando difícil para a empresa competir apenas com base na qualidade de seus produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão foi tomada para encerrar a produção de chips HBM2E e usar essa capacidade de produção para chips HBM3E e HBM4 mais recentes. Liberar os engenheiros que trabalham nisso também significaria que a empresa obtém recursos adicionais que pode implantar para garantir uma vantagem competitiva no mercado HBM4.

Os chips HBM4 de próxima geração são cruciais para a Samsung recuperar a vantagem que perdeu para a SK Hynix com o HBM3E. Isso já custou à empresa pedidos no valor de bilhões de dólares, então ela precisa de todos os recursos disponíveis para garantir que não haja repetição dessa situação com os chips HBM4.

Leia também:

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Via SamMobile

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.