▲
- A Samsung lançou a One UI 7, que aprimora a experiência com toques táteis.
- Se você sentir vibrações no celular ao sol, isso é normal!
- Esse efeito tátil é ativado por controles que atingem o máximo, principalmente o brilho automático.
- O detalhe mostra como aSamsung inova na interação com o usuário.
A Samsung aprimorou a experiência do usuário com a mais recente atualização da One UI 7 de diversas maneiras, tanto visualmente quanto funcionalmente. Foram adicionadas animações mais suaves, um desfoque mais agradável e até alguns efeitos extras de resposta tátil. Mas, se você já sentiu que seu telefone com One UI 7 exibe toques inexplicáveis ao segurá-lo, saiba que essas vibrações não são aleatórias. É o sol o culpado!
Entenda os Haptic taps do One UI 7
Acontece que a Samsung vinculou um novo efeito de vibração aos controles deslizantes na One UI 7, incluindo os de volume e brilho. Quando esses controles atingem 100%, o telefone toca suavemente a palma da mão do usuário.
O curioso é que, no caso do controle de brilho, esse efeito tátil ocorre tanto ao arrastar o controle manualmente para a direita quanto quando o brilho automático atinge o máximo.
Em outras palavras, você pode estar usando seu celular Galaxy com One UI 7 em um ambiente ensolarado, perto de uma janela, e de repente sentir o telefone tocar suavemente sua mão. A sensação é tão aleatória e sutil que, a princípio, você pode pensar que é apenas uma pequena contração muscular na palma da mão. Mas não é!
Expor seu telefone Galaxy com One UI 7 ao sol ou a um ambiente suficientemente iluminado sempre acionará esse novo efeito tátil, desde que o brilho da tela atinja o máximo. Portanto, se você sentiu essa vibração no seu telefone Galaxy após a atualização para a One UI 7, agora sabe o porquê.
Leia também:
É interessante notar que esse efeito ocorre quando os controles deslizantes são movidos manualmente para o máximo. É um toque agradável, sem trocadilhos.
No entanto, pode ser um pouco incômodo quando acontece com o brilho automático ativado. E isso pode confundir até você perceber o que está causando esse comportamento. Imagine estar usando um aplicativo qualquer e seu telefone Galaxy começar a tocar sua mão sem motivo aparente. Bem, o motivo agora está claro e não tem nada a ver com seus músculos ou com o motor tátil do telefone.
Se isso é um recurso intencional da One UI 7 ou um descuido da Samsung, é outra história. Por enquanto, fique tranquilo sabendo que, se seu telefone vibrar suavemente na sua mão, aparentemente de forma aleatória, é apenas o brilho automático chegando ao máximo.
Uma das melhores maneiras de aprender sobre tecnologia e atualizações de sistemas é estar sempre atento às novidades e testar os recursos. Quer saber mais sobre como a inteligência artificial está transformando o jogo do poker e dando dicas para líderes empresariais?
Como o brilho do seu celular causa vibrações?
Para entender melhor, imagine que você está ajustando o volume do seu celular e, ao atingir o máximo, sente uma pequena vibração. Essa é a nova funcionalidade da One UI 7 em ação. Essa mesma sensação ocorre quando o brilho da tela alcança o nível máximo, seja manualmente ou através do ajuste automático em ambientes muito iluminados.
A atualização One UI 8.5 e o Samsung Galaxy S26: O que esperar? Para muitos usuários, essa funcionalidade pode parecer um tanto quanto estranha no começo. A sensação inesperada de vibração pode causar confusão, levando alguns a pensarem que há algo errado com o dispositivo.
A surpresa é ainda maior quando a vibração ocorre em ambientes ensolarados, onde o ajuste automático do brilho entra em ação. A boa notícia é que não se trata de um defeito no seu aparelho, mas sim de uma nova forma de interação implementada pela Samsung.
Esta nova funcionalidade da One UI 7 pode ser vista como um pequeno detalhe, mas demonstra como as empresas estão buscando inovar na experiência do usuário. A adição de respostas táteis sutis pode tornar o uso do smartphone mais agradável e intuitivo.
Vale lembrar que a Samsung não é a única empresa a explorar esse tipo de recurso. Outras fabricantes de smartphones também têm investido em tecnologias que aprimoram a sensação de toque e a resposta do dispositivo às ações do usuário.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile