A Samsung anunciou hoje, 18 de janeiro, seu novo processador para smartphones Exynos 2200. É o primeiro sistema móvel em um chip a incluir uma GPU com a arquitetura gráfica RDNA 2 da AMD, permitindo recursos para jogos como ray tracing acelerado por hardware.
A parceria entre AMD e Samsung é esperada desde 2019, quando a Samsung anunciou um acordo de licenciamento entre as duas, confirmando um novo processador Exynos com GPU AMD para os próximos anos.
Depois de várias datas canceladas, finalmente o tão aguardado chip para smartphones topos de linha foi anunciado. O Exynos 2200 será usado pela primeira vez na linha Galaxy S22.
O Exynos 2200 é fabricado no processo EUV de 4nm da Samsung. A Samsung chamou a GPU como “Xclipse”, e o SVP de tecnologia radeon da AMD, David Wang, diz em um comunicado que é “o primeiro resultado de várias gerações planejadas de guma GPU AMD RDNA em SoCs Exynos”.
No lado da CPU, o Exynoss 2200 usa núcleos Armv9: um “núcleo principal” cortex-X2 de alta potência, três núcleos Cortex-A710 para desempenho equilibrado e quatro núcleos Cortex-A510 mais eficientes. Há também um NPU atualizado que a Samsung diz que oferece o dobro do desempenho de seu antecessor, e a arquitetura ISP foi projetada para suportar sensores de câmera de até 200 megapixels, um dos quais a Samsung anunciou no ano passado.
Leia também:
Lembrando que além de parte da linha própria de smartphones, algumas outras marcas também costumam usar o Exynos, como a Meizu e ocasionalmente a Vivo.
Galaxy S22 com Exynos 2200 no Brasil?
Até agora, provavelmente por conta do atraso do anúncio do Exynos 2200, somente o Galaxy S22 com processador Snapdragon 8 Gen 1 foi homologado pela Anatel. Porém, historicamente, os modelos com processadores Exynos são usados por aqui. Nos resta agora esperar, a linha Galaxy S22 será anunciada em fevereiro.