Muita gente ama, outros nem tanto, mas a verdade é que o Samsung Galaxy e Android são a cara do Android hoje mais do que nunca. Os termos “Galaxy” e “Android” se tornaram sinônimos, e a Samsung reforçará ainda mais essa percepção no Unpacked desta semana.
Um dos principais motivos para essa situação é a ligação que a Samsung criou com gigantes da indústria, como o Google e a Qualcomm. A parceria entre esses três colossos se fortaleceu ao longo dos anos e agora eles são como a Triforce da experiência Android.
Nem sempre foi assim. Por mais de uma década, a Samsung competiu com inúmeros fabricantes de smartphones Android e com a Apple – a ponto de começar a diluir a marca Galaxy. Por anos, a Samsung gastou mais energia se defendendo de rivais menores no Android do que mirando em seu maior concorrente, a Apple.
Embora a Samsung liderasse as vendas de smartphones, não tinha a aura de líder de mercado como hoje. Frequentemente seguia tendências de mercado questionáveis em vez de construir sua identidade e imagem ano após ano.
Essa antiga maneira de pensar frequentemente levava a inconsistências graves na linha de produtos da Samsung, com a visão da empresa parecendo mudar a cada ano.
Leia também:
Somente quando a Samsung decidiu dar menos atenção ao que outras fabricantes de Android estavam fazendo e abraçar seus dois grandes parceiros de hardware e software – Qualcomm e Google – o Galaxy começou a atingir seu potencial máximo.
Samsung Galaxy e Android: Uma Parceria de Sucesso
O resultado? As coisas se tornaram mais previsíveis no universo Galaxy. Mas este é um pequeno preço a pagar pelo que mais importa: valor a longo prazo aprimorado em produtos de ponta, maior consistência na experiência do usuário e muito mais cuidado com o amplo ecossistema de dispositivos, de telefones a soluções para casas inteligentes com recursos Matter.
A Samsung se tornou a fabricante de smartphones Android mais consistente e relevante. A qualidade de construção dos telefones Samsung é incomparável, mesmo comparando seus dobráveis com produtos concorrentes. E cada novo carro-chefe Galaxy é mais robusto que o anterior. Da mesma forma, o suporte de firmware a longo prazo da Samsung é incomparável, e isso vale para carros-chefe e telefones de baixo custo.
A One UI também está em uma situação muito melhor do que há cinco anos. A Samsung agora trabalha em estreita colaboração com a Qualcomm e o Google para otimizar a experiência dos dispositivos Galaxy.
A Qualcomm entrega chipsets “For Galaxy” especialmente ajustados, e a colaboração da Samsung com o Google levou a uma melhor experiência de software e recursos de IA líderes do setor. Os três gigantes também estão co-desenvolvendo uma nova experiência XR (eXtended Reality).
Essas três marcas agora dependem uma da outra mais do que nunca, e tudo parece levar a uma melhor experiência para os consumidores. As coisas podem ter se tornado muito mais previsíveis nos últimos anos, mas isso não significa que tenham piorado. Para a Samsung, a era do “tudo brilho e sem substância” acabou. Agora, tudo se resume à substância.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile