Samsung pode descontinuar o uso do OneDrive em seus dispositivos

Samsung vai encerrar suporte ao OneDrive e focar no Samsung Cloud para backup nos seus aparelhos.
Samsung pode descontinuar o uso do OneDrive em seus dispositivos
(Imagem/Reprodução: Tecmundo)
Resumo da notícia
    • A Samsung planeja substituir o OneDrive como plataforma padrão para backup de fotos e vídeos em seus dispositivos Galaxy.
    • Você precisará migrar seus dados para o Samsung Cloud, o novo serviço oficial de nuvem da Samsung.
    • A mudança visa oferecer uma experiência mais integrada e centralizada no ecossistema da marca.
    • A desativação do suporte ao OneDrive ainda não tem data oficial, mas deve ser anunciada em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Samsung pode estar se preparando para substituir o OneDrive da Samsung como sua plataforma padrão para backup de fotos e vídeos. Segundo o site Android Authority, a gigante sul-coreana planeja desvincular a solução da Microsoft de seus dispositivos, priorizando o uso do seu próprio serviço, o Samsung Cloud. Essa movimentação visa fortalecer o ecossistema da marca.

Usuários que utilizam o OneDrive da Samsung para guardar suas lembranças digitais precisarão se adaptar. Evidências dessa mudança foram encontradas nas linhas de código da versão One UI 8.5. Essas pistas sugerem que a Samsung, fabricante dos populares smartphones Galaxy, irá descontinuar o suporte ao sistema de armazenamento da Microsoft.

As linhas de código indicam claramente que a “Sincronização com o OneDrive acabará em breve” e que o “suporte ao OneDrive será encerrado”. Isso significa que os usuários precisarão buscar alternativas para o armazenamento de seus dados na nuvem, migrando para outro serviço oferecido ou preferido pela Samsung. A empresa tem focado em uma experiência mais integrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das frases sobre o término do suporte, a atualização também traz mensagens como “uma nova maneira de proteger suas memórias”. Há ainda citações diretas ao Samsung Cloud, sugerindo que este será o substituto oficial. A Samsung busca aprimorar sua própria nuvem, o que tornaria a manutenção do OneDrive nos dispositivos menos estratégica para a companhia. A empresa parece planejar uma atualização ou revisão do seu serviço de nuvem, o que complementa outras atualizações da linha Galaxy S24. Uma análise no código da One UI 8.5 sugere que a Samsung pretende abandonar esse sistema de armazenamento.

Microsoft-OneDrive-Arquivos-Offl.jpg
OneDrive se tornou popular por também ser um aplicativo nativo do Windows e de fácil uso e acesso (Imagem: Microsoft)

Como será o novo sistema de nuvem Samsung para seus produtos?

Existem poucas informações detalhadas sobre a próxima atualização do Samsung Cloud. No entanto, é esperado que os usuários continuem salvando seus vídeos e fotos, mantendo-os sincronizados em diferentes aparelhos da marca. A Samsung quer oferecer uma experiência fluida e integrada dentro do seu próprio universo de dispositivos.

Como este é um serviço próprio da Samsung, ainda fica a dúvida se dispositivos de outras marcas terão compatibilidade com o novo Samsung Cloud. O foco principal parece ser a unificação e a otimização para o ecossistema Galaxy. Isso pode gerar perguntas para quem usa aparelhos de diferentes fabricantes.

Apesar da estratégia de unificar o ecossistema com aplicativos nativos, nem todos os usuários recebem bem essas mudanças. Muitos estão acostumados com plataformas como o próprio OneDrive, Google Drive, ou até mesmo serviços como o Dropbox para gerenciar seus arquivos. Essa transição pode exigir um período de adaptação para alguns.

Ainda não há uma data oficial para a desativação do OneDrive nos aparelhos Samsung. As mensagens foram descobertas na nova atualização da interface da Samsung, a One UI 8.5. É provável que um anúncio formal aconteça nas próximas semanas, já que as empresas costumam lançar novos serviços entre os meses de outubro e novembro. A liberação do One UI 8 para smartphones e tablets Galaxy já começou, o que pode indicar o tempo para um anúncio oficial. Essa estratégia visa unificar o ecossistema, o que se alinha com novas atualizações que permitem personalizar o painel de controle.

A mudança reflete um movimento maior da Samsung para centralizar seus serviços e oferecer uma experiência mais coesa para seus usuários. Isso pode significar mais controle sobre os dados e uma integração mais profunda entre os produtos da marca. Os usuários deverão ficar atentos aos comunicados oficiais para se prepararem para a transição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.