▲
- A Samsung pode ser responsável pela produção de chips Snapdragon para o Galaxy S26, prevista para 2026.
- Se confirmar essa fabricação, você poderá ver melhorias significativas em smartphones da Samsung.
- A entrada da Samsung na produção de chips da Qualcomm pode reestabelecer a confiança na qualidade de seus componentes.
- A produção de chips de 2nm pode aumentar os pedidos de outras marcas e impulsionar inovações futuras.
A Samsung pode estar prestes a dar um grande passo no mundo dos processadores! Há rumores de que a empresa sul-coreana será a responsável pela fabricação de uma versão do Snapdragon chips para Galaxy S26, o que seria um baita impulso para sua divisão de produção de chips. A expectativa é que o anúncio oficial do chipset aconteça em setembro, então, vamos ficar de olho!
Ainda é cedo para cravar qualquer coisa sobre o Galaxy S26, que deve ser lançado só no ano que vem, mas os boatos já estão a mil. Tudo indica que a Samsung vai usar exclusivamente o chipset Snapdragon 8 Elite Gen 2 em seus smartphones top de linha em 2026. Especula-se que esse chip de 2nm usado nesses aparelhos pode ser fabricado pela própria Samsung.
Se essa informação se confirmar, será um baita empurrão para a divisão de fabricação de chips da Samsung, a Samsung Foundry. Vamos aos detalhes!
Samsung Foundry Pode Produzir Snapdragon 8 Elite Gen 2 para Galaxy S26
De acordo com o site SEDaily, a Qualcomm deve lançar duas versões do processador Snapdragon 8 Elite Gen 2. Uma delas seria fabricada pela Samsung Foundry, utilizando um processo de 2nm. A outra versão ficaria a cargo da TSMC, que usaria seu processo de 3nm aprimorado.
Aparentemente, a Samsung está alinhando os detalhes com a Qualcomm e planeja concluir a fase de testes de produção no segundo trimestre deste ano, com o objetivo de iniciar a produção em massa no primeiro trimestre de 2026. Esse chip deve ser um modelo “Made For Galaxy” e equipará a linha Galaxy S26 e outros celulares de ponta da Samsung que serão lançados em 2026.
Leia também:
A fábrica da Samsung em Hwaseong S3, que possui tecnologia de ponta, deve ser o local de produção da versão de 2nm do Snapdragon 8 Elite Gen 2. A expectativa é que sejam produzidas cerca de 1.000 lâminas de wafers de 12 polegadas. Atualmente, a capacidade de produção de 2nm da fábrica é de aproximadamente 7.000 lâminas por mês, o que significa que o pedido da Qualcomm não é tão grande assim, e a Samsung tem capacidade para produzir mais chips. No entanto, resta saber quantos desses chips passarão pelo processo de certificação.
Oportunidade de Ouro para a Samsung Foundry
Se a informação sobre a entrada da Samsung na cadeia de suprimentos da Qualcomm for verdadeira, será uma grande vitória para a empresa sul-coreana, mesmo que não traga muita receita de imediato.
Desde que o Snapdragon 8 Gen 1 fabricado pela Samsung enfrentou problemas de superaquecimento e throttling, a Qualcomm passou a usar exclusivamente a TSMC para fabricar seus chips de ponta. Chegou-se a especular que a Samsung fabricaria alguns chips Snapdragon 8 Gen 3 e Snapdragon 8 Elite, o que acabou não acontecendo. Mas, se a Samsung realmente produzir alguns chips Snapdragon 8 Elite Gen 2, isso poderá aumentar a confiança dos clientes na empresa. Com isso, a Samsung poderia receber mais pedidos de 2nm de outras marcas. E por falar em futuro, será que a Samsung vai manter a produção estável de chips de 2nm até 2025?
A Samsung Foundry também estaria encarregada de fabricar o chip Snapdragon XR2+ Gen 2 de 4nm, que será usado no primeiro headset de realidade estendida (XR) da Samsung, com lançamento previsto para o final deste ano. A ideia é que a Samsung aumente sua colaboração com a Qualcomm no futuro. Além disso, a Samsung registra aumento histórico de receita no primeiro trimestre de 2025, o que pode impulsionar ainda mais seus investimentos em tecnologia.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile