Uma reportagem da agência de notícias sul-coreana Yonhap sugere que A Samsung está planejando fechar sua fábrica de TVs em Tianjin, China. O relatório citou fontes que afirmaram que a empresa está tentando aumentar a eficiência na gestão da cadeia de suprimentos.
O fechamento da fábrica pode ocorrer em novembro e 300 trabalhadores podem ficar sem trabalho. O fechamento é parte de uma tendência maior da Samsung, que fecha fábricas em todo o país nos últimos anos para reduzir custos.
Em 2018, Samsung fechou sua fábrica de smartphones em Tianjin e uma fábrica em Huizhou no ano passado. Em julho, a empresa disse que também vai interromper a produção em sua fábrica de PCs em Suzhou. De acordo com a Yonhap, a empresa possui atualmente uma fábrica de eletrodomésticos operando em Suzhou e uma fábrica de chips em Xian.
Enquanto as fontes que falam à Yonhap citam motivos de eficiência para o fechamento iminente da fábrica, não dão motivos específicos. O fechamento da fábrica de smartphones em 2018 em Tianjin foi devido à queda nas vendas de smartphones e ao aumento dos custos trabalhistas.
É muito provável que este último seja um dos motivos para o fechamento da fábrica de TVs. Em termos de vendas de TV, a Samsung foi supostamente indo bem no segundo trimestre, mas as vendas reais diminuíram ligeiramente em comparação com o mesmo período de 2019. Essas duas razões provavelmente estão por trás do fechamento de fábrica da Samsung.