Samsung pode perder vantagem com IA para Apple ainda este ano

Apple deve integrar IA Gemini em seus iPhones, desafiando a liderança da Samsung.
Atualizado há 5 horas
Samsung pode perder vantagem com IA para Apple ainda este ano
Apple traz IA Gemini para iPhones, acirrando a disputa com a Samsung. (Imagem/Reprodução: Sammobile)
Resumo da notícia
    • A Samsung deu suporte à IA Gemini do Google em seus dispositivos Galaxy.
    • Você poderá escolher entre IA Gemini e ChatGPT nos iPhones, aumentando suas opções.
    • A chegada do Gemini ao iPhone pode redefinir o mercado de IA móvel.
    • Essa mudança pode afetar a competitividade da Samsung e beneficiar os usuários da Apple.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Samsung teve um papel importante em dar visibilidade à IA Gemini do Google. Seus aparelhos Galaxy se beneficiaram das capacidades de IA criadas pelo Google, mas o Google ganhou muito com o alcance que apenas milhões de dispositivos Samsung Galaxy podem oferecer.

O Gemini também está disponível em outros aparelhos Android, mesmo que não tão integrado como nos Galaxy. Isso permitiu que os dispositivos da Samsung mantivessem uma certa vantagem, mas essa diferença pode diminuir com a chegada da Apple neste ano.

Apple pode oferecer Gemini AI no iPhone como modelo nativo

Essa informação foi revelada pelo próprio CEO do Google, Sundar Pichai, durante o julgamento sobre monopólio de busca envolvendo o Departamento de Justiça dos EUA e o Google. A resposta de Pichai veio após perguntas da advogada do Departamento de Justiça, Veronica Onyema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando questionado se o Google levaria o Gemini AI para o iPhone, Pichai respondeu: “Correto”. Ele acrescentou que o Google espera fechar um acordo com a Apple nos próximos meses, com o Gemini chegando aos iPhones até o final deste ano.

Pichai também mencionou que se encontrou com o CEO da Apple, Tim Cook, para discutir o desenvolvimento de IA. Cook teria dito que o Apple Intelligence oferecerá mais modelos de IA de terceiros em 2025, ampliando as opções para os usuários.

Leia também:

Atualmente, o Apple Intelligence usa principalmente o modelo ChatGPT da OpenAI. Com a possível chegada do Gemini, os usuários poderiam escolher entre os dois modelos para realizar diferentes tarefas. Essa flexibilidade pode ser um diferencial importante.

Ainda não está claro se o Google pagará à Apple para ter o Gemini no iPhone. Sabe-se que o Google paga à Samsung uma “quantia enorme” para ter o aplicativo Gemini AI pré-instalado nos telefones Galaxy.

Essa expectativa existe porque o Google também paga à Apple mais de US$ 20 bilhões por ano apenas para ser o motor de busca padrão em seus dispositivos. No entanto, a Apple não paga nada à OpenAI para usar seu modelo ChatGPT, e a OpenAI também não paga para ter acesso à base massiva de usuários do iPhone.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo que haja troca de dinheiro entre Google e Apple pelo Gemini, é improvável que saibamos os detalhes, a menos que o assunto surja em algum processo judicial futuro. Essas negociações costumam ser confidenciais.

A integração do Gemini aos iPhones representaria uma mudança significativa no mercado de inteligência artificial móvel. Para a Samsung, significaria perder uma vantagem competitiva importante, enquanto a Apple fortaleceria seu ecossistema com mais uma opção de IA robusta para seus usuários.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via SamMobile

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.