Samsung pode usar chipset Exynos antigo no Galaxy S25 FE, segundo vazamento

Vazamento revela que Samsung pode manter Exynos 2400 no Galaxy S25 FE, impactando expectativas de desempenho. Saiba mais!
Atualizado há 20 horas atrás
Samsung pode usar chipset Exynos antigo no Galaxy S25 FE, segundo vazamento
Samsung pode manter Exynos 2400 no Galaxy S25 FE, afetando o desempenho esperado. (Imagem/Reprodução: Wccftech)
Resumo da notícia
    • O Galaxy S25 FE pode não utilizar o chipset Dimensity 9400, optando pelo Exynos 2400, segundo vazamento.
    • Você pode esperar um desempenho similar ao do modelo anterior, sem grandes inovações no hardware.
    • A decisão pode afetar a popularidade do modelo entre consumidores que buscam upgrades significativos.
    • A Samsung pode enfrentar concorrência de rivais com chipsets mais modernos e acessíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prepare-se: o Galaxy S25 FE não deve vir com o processador Dimensity 9400! Um novo vazamento de benchmark indica que a Samsung pode continuar usando um chipset Exynos mais antigo em seus smartphones. A decisão da Samsung de manter o Exynos 2400 pode impactar a popularidade do novo modelo entre os consumidores que esperam um upgrade significativo em relação ao seu antecessor.

Afinal, o que esperar do novo Galaxy S25 FE? Será que a Samsung vai mesmo optar por um processador já conhecido ou teremos alguma surpresa? Vem com a gente descobrir os detalhes desse possível retrocesso e o que ele pode significar para o futuro dos smartphones da marca.

Galaxy S25 FE: Exynos 2400 no lugar do Dimensity 9400?

A Samsung pode não utilizar o Dimensity 9400 em nenhuma versão do próximo Galaxy S25 FE. Um novo vazamento de benchmark revela que um chipset Exynos mais antigo continua encontrando espaço nos smartphones modernos. Aparentemente, depender da Qualcomm para seus chipsets tem pesado no bolso da Samsung. Por isso, a empresa optou pelo Dimensity 9300+ da MediaTek para o Galaxy Tab S10+ e o Galaxy Tab S10 Ultra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Havia rumores de que a gigante coreana daria o mesmo tratamento a seus smartphones, mas ainda não houve essa mudança. Mesmo com o Galaxy S25 FE, que antes era esperado com um Dimensity 9400 para reduzir os custos dos componentes, um novo vazamento de benchmark revela que a Samsung está recorrendo a uma decisão que pode diminuir sua popularidade entre aqueles que desejam fazer um upgrade no futuro.

De acordo com um novo vazamento, o Galaxy S25 FE pode usar o Exynos 2400, tornando o chipset quase inalterado em relação ao Galaxy S24 FE. Abhishek Yadav compartilhou no Geekbench 6 que o próximo Galaxy S25 FE com o número de modelo SM-S731U foi “confirmado” para apresentar o Exynos 2400, um chipset que já tem quase dois anos. Na postagem no X, é possível ver o cluster de CPU de 10 núcleos, 8GB de RAM, juntamente com os resultados de núcleo único e multi-core.

Leia também:

Este não é o único dispositivo onde a Samsung deve reciclar o Exynos 2400, já que um vazamento anterior do Geekbench 6 também revelou que o Galaxy Z Flip FE terá o SoC. Afinal, a câmera de zoom também não deve trazer muitas mudanças.

Exynos 2500: A grande ausência no Galaxy S25 FE

A produção em massa do Exynos 2500, que começou em fevereiro deste ano, está reservada para o próximo Galaxy Z Flip 7. Aparentemente, o Exynos 2500 está em falta devido aos baixos rendimentos de 3nm GAA, e a Samsung pode não ter unidades suficientes para incorporar o chipset no Galaxy S25 FE. Analisando o vazamento mais recente, não haverá diferenças de desempenho entre o Galaxy S24 FE e seu sucessor imediato, o que significa que os potenciais compradores terão poucos ou nenhum motivo para fazer upgrade ainda este ano.

Embora seja compreensível que a Samsung precise monitorar uma série de métricas, incluindo a margem de lucro para o número de smartphones que vende anualmente, também é necessário considerar se suas decisões terão consequências ou não. Por exemplo, o Dimensity 9400 e o Dimensity 9400+ são alternativas mais acessíveis ao Snapdragon 8 Elite. Mesmo que a Samsung pagasse à MediaTek um valor maior em comparação com o aproveitamento do estoque restante de seu Exynos 2400, o Galaxy S25 FE apresentaria melhor desempenho de computação e GPU, sem mencionar os recursos aprimorados de IA no dispositivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante dessa situação, o máximo que a Samsung pode fazer é definir um preço competitivo para o Galaxy S25 FE. Afinal, com um hardware de duas gerações atrás, ele já está perdendo a batalha para os rivais que estão lançando dispositivos Snapdragon 8s Gen 4, que provavelmente serão mais baratos e trarão mais recursos.

E por falar em custo-benefício, que tal conferir como escolher o melhor monitor gamer para PlayStation 5? Assim você economiza na tela e aproveita ao máximo o seu console!

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via WCCFTech

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.