De acordo com o último relatório da Counterpoint Research para o terceiro trimestre de 2020, as remessas de smartphones da Índia cresceram 9% com relação ao ano anterior, chegando a mais de 53 milhões de unidades. Esta é a maior remessa de todos os tempos em um quarto para o mercado indiano de smartphones.
O mercado indiano de smartphones está em um caminho de recuperação devido à demanda reprimida devido ao bloqueio necessário pela pandemia. Além disso, devido à pandemia, os consumidores acabaram economizando em atividades de lazer e essa economia agora está sendo canalizada para compras de smartphones.
Shilpi Jain, analista de pesquisa da Counterpoint Research, comentou que, embora alguns sentimentos do consumidor anti-China impactou as vendas de marcas originárias da China no início – houve um confronto militar entre os dois países há alguns meses – esses sentimentos agora diminuíram.
- Google cancelar Pixel Tablet 2
- WhatsApp aprimora página de registro de chamadas para usuários
- Opera e Spotify oferecem upgrade gratuito Spotify Premium por tempo limitado
Pela primeira vez depois de dois anos, a Samsung se tornou mais uma vez a marca líder no mercado de smartphones da Índia, com um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. A Samsung melhorou sua cadeia de suprimentos, ofereceu um portfólio mais amplo atingindo várias faixas de preço e teve um impulso agressivo nos canais online. A Xiaomi caiu para a posição de número dois pela primeira vez desde o terceiro trimestre de 2018, com uma queda de 4% no comparativo anual, principalmente por causa das restrições de fabricação devido à situação do COVID-19. No entanto, ela permaneceu como a principal marca online.
Tanto a vivo quanto o realme cresceram 4% em relação ao ano anterior. Este último também manteve sua posição de liderança na Flipkart, a loja online que mais vende smartphones na Índia. As marcas do Grupo Transsion – Itel, Infinix e Tecno – recuperaram sua participação de mercado registrando um crescimento de 73% A / A e permaneceram fortes nas cidades Tier 3 e Tier 4, bem como na Índia rural.
O mercado geral de aparelhos móveis da Índia, por outro lado, cresceu 8% A / A no terceiro trimestre de 2020. O mercado de aparelhos consiste em smartphones e feature phones. O mercado de feature phones registrou um crescimento de 5% no comparativo anual no terceiro trimestre de 2020, com a Itel sendo a marca número um, seguida por Samsung e Lava.
Fonte: Pesquisa de contraponto