Por quase três anos consecutivos, a Xiaomi vem batendo continuamente a Samsung no topo do mercado indiano de smartphones. Isso mudou agora, pois o último relatório de pesquisa de mercado da Counterpoint Research mostra que a Samsung emergiu como a marca número um na Índia nos meses de julho e agosto de 2020.
O ressurgimento da fabricante coreana de celulares Samsung para capturar o mercado lucrativo que antes controlava incontestável pode ser atribuído a um impulso agressivo de vendas on-line, apoiado em um sentimento anti-China que abalou o país asiático recentemente, não graças à disputa de fronteira entre Nova Deli e Pequim.
Dados da Counterpoint Research mostram que, em julho, a Samsung controlava 24% do mercado de smartphones e esse número subiu para 25% no mês de agosto. Por outro lado, a participação da Xiaomi caiu de 22% em julho para 21% em agosto.
Devemos ressaltar que esta é a primeira vez que a Samsung está tirando a Xiaomi do primeiro lugar, desde que o fabricante chinês de telefones inovadores assumiu o controle em 2018 como a marca de smartphones da Índia.
De acordo com Prachir Singh, analista da Counterpoint (via), “a Samsung tem sido bastante agressiva na frente do canal online. Para competir com a crescente participação de jogadores chineses como Xiaomi e Vivo no segmento de orçamento médio, a Samsung surgiu com a série M, que foi lançada como uma série exclusiva online ”. “A série está indo muito bem e ajudou a Samsung a ganhar continuamente participação nos canais online”, acrescentou.
Duvidamos que a Samsung consiga manter essa liderança por muito tempo, já que os sentimentos anti-China parecem ter começado a minguar à medida que ambos os países tentam diminuir a tensão por meio do diálogo. No entanto, a Counterpoint prevê que a Samsung provavelmente estará entre as 2 marcas principais pelo resto do ano.