Se você está cansado dos smartphones, você não é o único: vejam a solução

Usuários americanos cansados do tempo gasto em smartphones, estão fazendo um "detox" digital ao usar os feature phones, celulares bem simples
Avatar de André Luiz
31/08/2023 às 11:56 | Atualizado há 8 meses
Se você está cansado dos smartphones, você não é o único: vejam a solução 1

Se você está cansado de smartphones e suas inúmeras funcionalidades, que acabam por consumir muito nosso tempo, acredite, você não está sozinho. Os feature phones, também conhecidos como “celulares simples”, estão voltando a ganhar popularidade, especialmente entre a Geração Z e os Millennials nos Estados Unidos, que buscam um “detox digital”. Hashtags como #bringbackfliphones no TikTok têm contribuído para essa tendência.

Esses celulares são atraentes devido ao seu baixo custo, variando de US$20 a US$100, levando mais pessoas a experimentarem os feature phones e compartilharem suas experiências nas redes sociais. TCL e HMD (Nokia) são os principais players no mercado dos EUA, enfrentando concorrência de marcas como Schok, Sonim e fabricantes de marcas próprias.

Apesar do ressurgimento, de acordo com a empresa de pesquisa Counterpoint, os feature phones representam apenas uma pequena parcela das vendas totais de celulares nos EUA, com a TCL dominando o mercado com uma participação de 43% e a HMD em segundo lugar com 26%.

A posição da HMD em segundo lugar pode ser atribuída à falta de disponibilidade dos celulares Nokia nos portfólios das principais operadoras de telefonia, como AT&T, T-Mobile e outras. Expandir parcerias com operadoras poderia ajudar a HMD a aumentar sua participação no mercado.

Se você está cansado dos smartphones, você não é o único: vejam a solução 3

O que o futuro reserva

O número de feature phones vendidos está previsto para atingir 2,8 milhões em 2023, com vendas estáveis esperadas no futuro próximo. Os impulsionadores de demanda de nicho, como a acessibilidade, durabilidade e vendas B2B, devem contribuir para a estabilidade contínua das vendas.

Para ampliar o apelo dos celulares, novos recursos potenciais são bem-vindos. A Counterpoint espera que alguns fabricantes adicionem novas configurações de hardware, como eSIM e NFC, para tornar esses dispositivos mais relevantes para os consumidores modernos. Essas adições podem melhorar a funcionalidade e a conveniência dos feature phones.

Isso é necessário porque há uma base de consumidores que busca dispositivos minimalistas com recursos relevantes para se manterem conectados no mundo digital atual. Os feature phones têm espaço para crescer se esses recursos forem integrados mantendo a usabilidade.

Portanto, os feature phones estão ressurgindo ligeiramente devido a uma combinação de fatores, incluindo o desejo dos consumidores por alívio digital, acessibilidade e possíveis atualizações de hardware. Esses dispositivos continuam tendo seu lugar no mercado porque são adequados para casos de uso específicos e os consumidores preferem simplicidade e acessibilidade. Uma coisa que eu gostaria de ver é o suporte ao WhatsApp.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ