Snapdragon 8 Gen 2 anunciado com suporte a Ray tracing

Ele também ficou mais econômico, mais rápido e ganhou suporte ao Wi-Fi 7
Avatar de André Luiz
16/11/2022 às 10:19 | Atualizado há 1 ano
Snapdragon 8 Gen 2 anunciado com suporte a Ray tracing 1

A Qualcomm revelou ontem, 15, seu novo chipset carro-chefe: o Snapdragon 8 Gen 2. O desempenho foi melhorado em todas as frentes em comparação com o modelo Gen 1. Até o fim do anos, novos smartphones já serão anunciados com o poderoso processador.

Este chip é formalmente conhecido como SM8550-AB e é fabricado em um nó de 4nm. De maneira geral, podemos dizer que o Snapdragon 8 Gen 2 se equipara aos melhores processadores para PCs atualmente, além de GPUs igualmente poderosas. Vejam os detalhes dos principais componentes internos desse SoC.

CPU

A Qualcomm se concentrou em melhorar a eficiência energética, mas o novo chip ainda traz outras características de ponta. O novo trio de CPUs Kryo oferece um desempenho até 35% maior com eficiência até 40% maior.

As velocidades de clock são as mesmas do 8+ Gen 1, mas a composição do núcleo não é. O único núcleo Kryo Prime (baseado no Cortex-X3) é executado a 3,2 GHz (3,1872 GHz para ser exato) para oferecer alto desempenho de thread único. Desta vez, no entanto, ele é apoiado por quatro núcleos de desempenho (em vez de três como na versão anterior) para lidar melhor com cargas de trabalho multi-threaded. Esses núcleos são executados a 2,8 GHz de velocidade. Por outro lado, agora são três núcleos de eficiência rodando a 2,0 GHz, contra quatro núcleos no chip anterior.

O Snapdragon 8 Gen 2 traz suporte para tecnologias de memória novas e mais rápidas. Para RAM, funciona com LP-DDR5X em até 4.200MHz (acima do LP-DDR5 em 3.200MHz). Para armazenamento, ele pode usar o novo formato UFS 4.0 (acima do UFS 3.1).

GPU suporta Ray Tracing

chipset snapdragon 8 Gen 2
Imagem/divulgação: Qualcomm

A mais recente GPU Adreno promete um desempenho até 25% superior com uma eficiência energética até 45% superior.

Mas a grande novidade é que a famosa tecnologia usada nos mais potentes processadores para PC, agora chega aos smartphones. A Qualcomm anunciou que o Gen 2 agora suporta Ray tracing acelerado por hardware.

Agora que o hardware de Ray tracing está disponível nos principais fornecedores de chipsets para Android, podemos ver os desenvolvedores de jogos móveis adotarem a nova tecnologia como fizeram no PC e no console. Além disso, esta GPU é a primeira a suportar o Vulkan 1.3 (juntamente com o OpenGL ES 3.2).

O Snapdragon 8 Gen 2 pode equipar telas com resolução QHD+ até 144Hz ou 4K até 60Hz. Ele também suporta monitores externos de até 4K a 60Hz (com gama de cores Rec. 2020 de 10 bits, HDR10 + e Dolby Vision para inicializar). A Qualcomm também finalmente habilitou a decodificação de vídeo AV1 – fluxos de até 8K a 60fps (com HDR) são suportados.

Câmeras

A Qualcomm se orgulha de que os sensores da Sony com Digital Overlap HDR (DOL-HDR) e o HP3 de 200MP da Samsung foram otimizados para funcionar com o ISP Snapdragon. Como seu antecessor, o Gen 2 traz um ISP triplo de 18 bits que pode lidar com até três câmeras de 36MP (30fps) simultaneamente ou ir até 200PM para uma única câmera. Os sensores de 108MP são suportados com zero atraso do obturador.

Para vídeo, o chipset pode gravar imagens 8K HDR a 30fps (e capturar fotos de 64MP simultaneamente), 4K a 120fps e fazer vídeos em câmera lenta também (720p a 960fps). Ele suporta vários formatos HDR, incluindo HDR10 +, HLG e Dolby Vision. Usando sensores DOL, ele pode capturar até quatro exposições para cada quadro de vídeo.

Conectividade

O Snapdragon 8 Gen 2 atualiza para o novo modem Snapdragon X70. Ele suporta mmWave e sub-6GHz 5G, é claro. Suas velocidades de pico de downlink são de 10Gbps, o pico de uplink é de 3,5Gbps (semelhante ao seu antecessor).

Este modem suporta a operação Dual-SIM, Dual-Active (DSDA) onde dois SIMs 5G (ou 5G + 4G) estão ativos ao mesmo tempo.

A conectividade local traz recursos do próximo padrão Wi-Fi 7 (802.11be), graças ao novo sistema FastConnect 78000. Ele chega a 5,8 Gbps (acima dos 3,6 Gbps do chip anterior). Além da velocidade, o novo padrão também reduz a latência (a Qualcomm o chama de “wire-like”).

Como antes, o sistema FastConnect tem conectividade Bluetooth 5.3. Com o mais recente sistema de som Snapdragon, ele pode oferecer streaming de música sem perdas de 48kHz, bem como a menor latência de 48ms para jogos.

Não há muito o que relatar para conectividade com fio – o chip faz USB 3.1 com Quick Charge 5 (que é apenas um invólucro em torno do padrão USB Power Delivery).

Inteligência artificial

O novo processador Hexagon introduz suporte para um novo formato INT4 pela primeira vez em um chip Qualcomm móvel. Ele promete um desempenho 60% melhor por Watt do que as técnicas anteriores.

O Hexagon também é mais rápido em geral – a Qualcomm afirma que o desempenho da IA foi aumentado em 4,35x. Esse poder pode ser amarrado para ajudar a câmera, reconhecendo quais partes da imagem são um rosto, cabelo, roupas, fundo e assim por diante e aplicando o processamento de forma diferente a elas.

Quando chega?

O Snapdragon 8 Gen 2 será adotado pelos principais fabricantes de Android, a Qualcomm lista o seguinte em seu comunicado de imprensa: Asus ROG, Honor, iQOO, Motorola, nubia, OnePlus, Oppo, Red Magic, Sharp, Sony, vivo, Xiaomi, Meizu e ZTE.

Ele continua dizendo que os primeiros telefones baseados na Gen 2 estarão disponíveis antes do final deste ano, mas não diz quais fabricantes serão os primeiros. Não há menção à Samsung e à próxima série S23.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ