Sonic Racing: CrossWorlds é destaque na nova geração de jogos de kart

Preview de Sonic Racing: CrossWorlds destaca jogabilidade e personalização inédita na franquia.
Publicado dia 26/08/2025
Sonic Racing: CrossWorlds é destaque na nova geração de jogos de kart
(Imagem/Reprodução: Tecmundo)
Resumo da notícia
    • Sonic Racing: CrossWorlds será lançado em 25 de setembro com novidades em jogabilidade e personalização.
    • Você poderá personalizar seus veículos e disputar corridas com personagens variados em diversas plataformas.
    • O jogo traz maior diversidade, jogabilidade intuitiva e suporte a cross-play entre consoles e PC.
    • O teste aberto estará disponível para várias plataformas, aumentando a competitividade e o engajamento dos jogadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lançamento de Sonic Racing: CrossWorlds desperta o interesse dos fãs de jogos de kart, especialmente por tentar corrigir as falhas do seu antecessor e agregar novidades. A expectativa é alta, pois a nova versão traz elementos que indicam ser uma resposta às demandas do público, além de apresentar um visual e jogabilidade que prometem agradar a turma.

Reconhecendo o caminho até aqui

Desde 2012, com Sonic & All-Stars Racing Transformed, a franquia de corrida da SEGA conquistou fãs com pistas dinâmicas e elenco diversificado. Contudo, tentativas posteriores, como Team Sonic Racing (2019), não conseguiram atingir o mesmo nível de aprovação. Essa última tentou focar mais em mecânicas de time, mas acabou sendo considerada menos divertida por muitos jogadores.

Esse cenário fez com que a expectativa para Sonic Racing: CrossWorlds aumentasse, já que, segundo análises de quem teve acesso antecipado, o novo jogo aparenta ser a sequência que os fãs esperam há tanto tempo. Testes recentes indicam que o título está acertando em pontos importantes: jogabilidade, conteúdo, visuais e trilha sonora.

Novidades alinhadas às expectativas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a Gamescom, o Voxel teve a oportunidade de experimentar uma versão em desenvolvimento de Sonic Racing: CrossWorlds, por cerca de uma hora, a convite da assessoria de imprensa da SEGA. O resultado foi um sentimento de entusiasmo, pois o jogo combina elementos bem elaborados, promovendo uma experiência satisfatória e cheia de possibilidades.

O jogo apresenta pistas inspiradas em Sonic Frontiers, Sonic Superstars e Shadow Generations, além de personagens jogáveis como Hatsune Miku e Ichiban Kasuga. A inclusão de figuras queridas por diferentes comunidades reforça a intenção de diversificar e ampliar o apelo do jogo, atendendo a um ciclo de pedidos antigos por parte dos fãs, como o desejo de jogar com Hatsune Miku, por exemplo.

Leia também:

Sonic Racing: CrossWorlds é uma resposta direta às falhas de seu antecessor, especialmente na parte de conteúdo e gameplay.

Ver Ichiban Kasuga, de Like a Dragon, em um jogo de corrida, deixou claro que o ciclo de evolução do elenco está completo. Com essa atitude, a franquia demonstra que sabe equilibrar o que deu certo, incluindo personagens de outras propriedades da SEGA, como Sage de Sonic Frontiers. A combinação de figuras como essas garante que praticamente nenhum personagem favorito fique de fora.

Alta personalização e gameplay sólido

Pela primeira vez na franquia, o nível de personalização de veículos demonstra uma profundidade maior, permitindo ajustes que influenciam estética e atributos. São centenas de peças que oferecem mais de 70 mil combinações, criando possibilidades para os jogadores expressarem suas preferências.

Além disso, há gadgets que aprimoram o desempenho nos circuitos, como cargas adicionais de itens, turbo mais rápido na derrapagem, ataques rotatórios e aumento de quantidade de anéis. Cada gadget tem um custo, o que obriga os jogadores a fazer escolhas estratégicas ao montar seu equipamento para as corridas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mesmo sem testar tudo, fica claro que o jogo oferece uma personalização sem precedentes na franquia, com modificadores que realmente impactam o desempenho na pista. Ainda assim, há preocupação de que gadgets privilegiados possam se tornar indispensáveis, dificultando a experiência sem aquele conjunto específico. O tempo dirá como esse aspecto será equilibrado com a comunidade.

O título traz um nível de personalização sem precedentes na franquia.

O ponto que mais chamou atenção foi o gameplay, considerado por muitos como sólido e bem estruturado. Atividades simples, como derrapagens, aceleração e uso de itens, se mostram intuitivas, colocando Sonic Racing: CrossWorlds no mesmo nível dos melhores jogos de kart. A experiência foi tão envolvente que a vontade era de passar horas jogando e explorando novidades.

Na sessão de testes, foi possível experimentar o modo Grand Prix, que incluía a configuração de velocidade e uma dinâmica de rivalidade com ameaças específicas contra um adversário definido. Essa abordagem deixa de ser simples para se tornar uma ferramenta que promove maior imersão, pensando especialmente nos jogadores que preferem a narrativa solo, offline.

Perspectivas promissoras para fãs e jogadores casuais

Com base na experiência até aqui, Sonic Racing: CrossWorlds mostra sinais de ser potencialmente o melhor jogo da franquia e, quem sabe, o melhor do gênero de kart neste ano. Ele estará disponível em várias plataformas e terá suporte ao cross-play, facilitando a conexão entre diferentes jogadores, como também é destacado em notícias sobre os lançamentos de games da semana.

A decisão de incluir personagens de variadas propriedades da SEGA, além de um sistema de customização completo, indica que o jogo busca manter-se relevante e atrativo por um longo prazo. Tudo isso sem perder a essência de um gameplay divertido, que permite aos jogadores estarem no controle mesmo com o caos típico dos jogos de kart.

Os gráficos e a trilha sonora do Sonic Racing: CrossWorlds também chamam atenção, mesmo em vídeos de transmissão ao vivo, por limitações de bitrate. Os visuais vibrantes prometem impressionar na sua tela, e o desempenho promete ser satisfatório. Para vivenciar essa experiência na prática, a novidade será um Teste de Rede Aberto, de 29 de agosto a 2 de setembro, disponível para várias plataformas, incluindo o site de referências.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.