A Sony está produzindo pelo menos 50% mais consoles PlayStation 5 do que planejava lançar este ano, de acordo com relatos da imprensa japonesa. Enquanto a empresa esperava produzir cerca de seis milhões de consoles em 2020, o Nikkei diz que o número está agora em cerca de nove milhões, enquanto o Bloomberg diz que pode chegar a 10 milhões.
Ambas as publicações atribuem as expectativas aumentadas ao aumento da demanda por entretenimento doméstico na era do coronavírus. Se a Sony pudesse vender algo próximo a esse número total de consoles PS5 até o final do ano, isso representaria um grande aumento em relação ao seu antecessor; o PS4 foi lançado em novembro de 2013 e vendeu 4,2 milhões de unidades até o final do mês seguinte.
O Facebook também está aumentando a produção do Oculus VR headsets, de acordo com o Nikkei, com um objetivo semelhante de impulsionar o crescimento em até 2 milhões de unidades no segundo semestre de 2020 – isso aumentaria 50% em sua produção para todo o ano de 2019. Diz-se que a empresa está iniciando a produção em massa de um novo produto neste mês, no entanto não diz se é um sistema independente como o Quest ou amarrado como o Rift S.
O hardware de jogos costuma ser difícil de comprar durante a pandemia. A Oculus passou por severas restrições de fornecimento, com o headset Quest esgotando-se frequentemente assim que foi reabastecido. Enquanto isso, a Nintendo teve dificuldade em atender à demanda do Switch e seu jogo de fitness em casa Ring Fit Aventura. Com vários lançamentos importantes acontecendo no segundo semestre do ano, não é surpresa que os proprietários de plataformas desejem garantir que haja estoque suficiente para circular.