Sony e TSMC podem se unir para enfrentar escassez de chips

Empreitada das empresas poderá diminuir em muito a escassez de chips para carros autônomos e câmeras de celulares
Avatar de André Luiz
11/10/2021 às 14:29 | Atualizado há 3 anos
Sony e TSMC podem se unir para enfrentar escassez de chips 1

A escassez global de chips pode em breve criar alguns aliados inesperados no Japão. Segundo um relatório da Reuters, fontes da Nikkei afirmam que a Sony e a TSMC estão “considerando” a criação conjunta de uma fábrica de semicondutores na província japonesa de Kumamoto, no oeste do Japão. A TSMC teria o controle majoritário, de acordo com os insiders, mas a planta operaria em um terreno da Sony próximo à fábrica de sensores de imagem da empresa. O governo japonês supostamente cobriria até metade do investimento de US $ 7 bilhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fábrica forneceria chips para câmeras, carros e outros fins. Conseqüentemente, a gigante de peças automotivas Denso está supostamente interessada no projeto. Se o projeto avançar, a fábrica estará pronta e funcionando em 2024. A Sony e a TSMC se recusaram a comentar, embora a TSMC tenha dito anteriormente que estava “revendo ativamente” os planos para um esforço como este.

Uma planta conjunta não seria surpreendente. Alguns analistas esperam que a escassez mundial de chips deve durar até 2023, e isso assumindo que a demanda não cresça mais rápido do que o previsto. Isso ajudaria a Sony, a TSMC e a maior indústria de tecnologia japonesa a se recuperar da escassez, sem mencionar a adicionar maior estabilidade. Também poderia servir como uma proteção – Japão, Sony e TSMC não teriam que se preocupar com as tensões China-EUA que ameaçam a produção em Taiwan.

A fábrica pode estar pronta na hora certa. Carros altamente conectado e semi-autônomos devem ser mais comum em 2024, e não é segredo que as câmeras desempenham um papel crucial mesmo em smartphones econômicos. Uma nova fábrica pode ser crucial para manter essas tecnologias no caminho certo.

Leia também:

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.