Sony e TSMC podem se unir para enfrentar escassez de chips

Empreitada das empresas poderá diminuir em muito a escassez de chips para carros autônomos e câmeras de celulares
Avatar de André Luiz
11/10/2021 às 14:29 | Atualizado há 3 anos
Sony e TSMC podem se unir para enfrentar escassez de chips 1

A escassez global de chips pode em breve criar alguns aliados inesperados no Japão. Segundo um relatório da Reuters, fontes da Nikkei afirmam que a Sony e a TSMC estão “considerando” a criação conjunta de uma fábrica de semicondutores na província japonesa de Kumamoto, no oeste do Japão. A TSMC teria o controle majoritário, de acordo com os insiders, mas a planta operaria em um terreno da Sony próximo à fábrica de sensores de imagem da empresa. O governo japonês supostamente cobriria até metade do investimento de US $ 7 bilhões.

A fábrica forneceria chips para câmeras, carros e outros fins. Conseqüentemente, a gigante de peças automotivas Denso está supostamente interessada no projeto. Se o projeto avançar, a fábrica estará pronta e funcionando em 2024. A Sony e a TSMC se recusaram a comentar, embora a TSMC tenha dito anteriormente que estava “revendo ativamente” os planos para um esforço como este.

Uma planta conjunta não seria surpreendente. Alguns analistas esperam que a escassez mundial de chips deve durar até 2023, e isso assumindo que a demanda não cresça mais rápido do que o previsto. Isso ajudaria a Sony, a TSMC e a maior indústria de tecnologia japonesa a se recuperar da escassez, sem mencionar a adicionar maior estabilidade. Também poderia servir como uma proteção – Japão, Sony e TSMC não teriam que se preocupar com as tensões China-EUA que ameaçam a produção em Taiwan.

A fábrica pode estar pronta na hora certa. Carros altamente conectado e semi-autônomos devem ser mais comum em 2024, e não é segredo que as câmeras desempenham um papel crucial mesmo em smartphones econômicos. Uma nova fábrica pode ser crucial para manter essas tecnologias no caminho certo.

Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ