SpaceX fecha acordo para levar internet Starlink à Índia

A SpaceX e Airtel anunciam colaboração para oferecer internet via Starlink na Índia, expandindo o acesso à tecnologia.
Atualizado há 1 mês
Starlink internet na Índia
Starlink internet na Índia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Starlink internet na Índia está cada vez mais próxima! A SpaceX, empresa de Elon Musk, firmou um acordo com a gigante das telecomunicações Bharti Airtel para levar sua internet via satélite para consumidores e empresas na Índia. A parceria visa complementar e expandir as ofertas de negócios de ambas as empresas no mercado indiano, com planos ambiciosos para o futuro da conectividade no país.

A Airtel possui uma extensa rede de lojas de varejo em toda a Índia, abrangendo desde grandes regiões metropolitanas até cidades menores. A ideia é aproveitar essa capilaridade para vender equipamentos da Starlink nas lojas da Airtel, oferecendo os serviços da Starlink para clientes empresariais. Além disso, as empresas querem explorar oportunidades para conectar escolas, centros de saúde e comunidades, mesmo nas áreas mais rurais do país.

De acordo com um comunicado de imprensa da Airtel, este é o primeiro acordo do tipo a ser assinado na Índia, estando sujeito à obtenção das autorizações necessárias para que a SpaceX possa vender a Starlink no país. A parceria é uma via de mão dupla, permitindo que a Starlink se beneficie da infraestrutura de rede terrestre da Airtel, enquanto a gigante das telecomunicações poderá aprimorar e expandir sua própria rede.

Esta não é a primeira investida da Airtel no setor de internet via satélite. A empresa já está trabalhando com a Eutelsat OneWeb, que oferece serviços de internet banda larga por meio de uma rede de satélites de órbita terrestre baixa (LEO). A parceria com a SpaceX, portanto, reforça o compromisso da Airtel em oferecer soluções de conectividade inovadoras e de alta qualidade para seus clientes.

Lançada em 2019, a Starlink está disponível em mais de 100 países ao redor do mundo, utilizando uma vasta constelação de 7.000 satélites LEO. A SpaceX planeja implantar mais de 12.000 satélites como parte dessa constelação, com o objetivo de cobrir todo o planeta. No futuro, a empresa poderá expandir ainda mais sua rede, chegando a ter até 34.000 satélites em órbita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

A Starlink oferece principalmente antenas fixas que se ajustam automaticamente para se conectar aos satélites no espaço. No entanto, a empresa também desenvolveu tecnologia para oferecer internet via satélite em veículos recreativos (RVs), campers, navios e até mesmo em aviões. Essa versatilidade é um dos grandes diferenciais da Starlink, permitindo que a internet de alta velocidade chegue a locais onde outras opções de conexão são limitadas ou inexistentes.

Uma das vantagens de ter internet via satélite é a capacidade de fornecer conectividade em situações de emergência. A Starlink já ajudou pessoas na Alemanha, durante as inundações de 2021, e na Ucrânia, durante o conflito com a Rússia, garantindo que pudessem se comunicar e acessar informações importantes. Inicialmente, as velocidades da Starlink não eram tão impressionantes, mas agora são comparáveis às da banda larga tradicional, com velocidades de download que variam de 25 a 220 Mbps.

No ano passado, a SpaceX surpreendeu a todos ao demonstrar velocidades de download de 8Gbps em um local remoto, utilizando sua tecnologia de mobile community gateway. A empresa também firmou uma parceria com a T-Mobile para oferecer serviços de conexão direta via satélite, testando com sucesso a comunicação entre smartphones e satélites da Starlink. Essa tecnologia é suportada em dispositivos iPhone, Pixel 9 e Samsung.

A chegada da Starlink internet na Índia, por meio da parceria com a Airtel, promete revolucionar o acesso à internet no país, levando conectividade de alta velocidade para áreas remotas e impulsionando o desenvolvimento econômico e social. Resta aguardar os próximos passos para que essa ambiciosa iniciativa se torne realidade.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.