Spam no WhatsApp? Desenvolvedor cria arma para acabar com problema

Script é capaz de enviar automaticamente mais de 3 mil mensagens reversas, contra empresas que praticam Spam
Atualizado há 3 anos
Spam no WhatsApp? Desenvolvedor cria arma para acabar com problema 1

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 2
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 3

Já recebeu mensagens de spam no seu WhatsApp? Depois que o mensageiro liberou a API que permite enviar mensagens para qualquer pessoa sem ser seu contato, empresas adotaram a ferramenta para o envio de mensagens sem a permissão do destinatário. Mas um desenvolvedor resolveu isso criando um script que envia mais de 3 mil mensagens para empresas como vingança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Yago Moura mostrou na sua conta no TikTok como o script funciona. Um código Javascript relativamente simples, pega um texto gigante e divide ele em várias pequenas mensagens e as envia pelo WhatsApp Web para qualquer pessoa.

Ele usou, por exemplo, o roteiro completo de dois filmes para testar o código: o primeiro filme do Shrek e da animação Bee Movie – A História de uma abelha. O filme do Shrek, por exemplo, passa de 3.700 linhas de mensagens!

O uso é bem simples, com o WhatsApp Web aberto, basta acessar as ferramentas de desenvolvedor do navegador, abrir o console e colar o código. A partir daí, as mensagens serão enviadas automaticamente.

Yago disse ao Tecnoblog que estava cansado de receber mensagens de cobranças procurando outras pessoas, além de mensagens de operadoras e bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

@yagocomy #perturbação #perturbaçãodesossego #bot #Dev #developer #fy #foryoupage ♬ som original – Yago Moura

Um detalhe interessante é que ele disse que sempre foi educado nas respostas e gentilmente pedia para ser removido dos cadastros, o que obviamente nunca deu certo.

Com experiência em desenvolver apps para iOS há três anos, ele procurou no Google maneiras de enviar mensagens automáticas. Chegou a testar uma extensão para o Chrome, o que não funcionou direito. Foi então que encontrou um vídeo mostrando o script em ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois de conseguir o código no GitHub, testou com três empresas de telecom e funcionou. Segundo ele, fazem dez dias que as empresas não o incomodam mais.

O que o WhatsApp acha disso

Embora tenha uma API que permita que usuários enviem mensagens pelo WhatApp Web sem mesmo ter a pessoa em sua lista de contatos, o WhatsApp proíbe o uso “para enviar comunicações ilícitas ou não permitidas, como mensagens em massa, mensagens automáticas, ligações automáticas e afins”.

Uma informação importante é que para evitar ser banido, Yago tomou alguns cuidados. Primeiro, o script só foi usado em conversas iniciadas pelas empresas, o botão de Spam só aparece para quem envia, por isso ele não pôde ser denunciado.

Outro detalhe é que o script tem um intervalo durante os envios das mensagens, o que deve enganar o banimento automático da plataforma.

Ele também diz que é preciso ter cuidado e, inclusive, não forneceu o script para outros que queriam apenas trollar amigos. “Às vezes, você arruma um problema para sua vida fazendo isso”, conclui Yago.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.