Linguagem Swift, da Apple, chega ao Windows 10: ferramentas já disponíveis

Atualizado há 5 anos
Swift chega ao Windows 10, imagens do conjunto de ferramentas agora disponíveis
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Swift é uma linguagem de programação de uso geral desenvolvida pela Apple e lançada em 2014. Embora inicialmente uma linguagem proprietária, Swift tornou-se código aberto para plataformas Apple e Linux em 2015.

Hoje, a equipe do Swift anunciou que o suporte para a linguagem chegou ao Windows 10, com novas imagens da cadeia de ferramentas agora disponíveis para download para o sistema operacional.

Em uma postagem de blog, Saleem Abdulrasool, que é membro da equipe central do Swift e engenheiro de software do Google Brain, afirmou que o processo de portar o Swift para o Windows não inclui apenas o envio do compilador, mas também das bibliotecas padrão e centrais, pois reduzem a complexidade de codificação para desenvolvedores. Com a versão 5.3 do Swift, o desenvolvimento no Windows puramente em Swift agora é possível e está em um ponto “onde os primeiros usuários podem começar a usar o Swift para construir experiências reais”. Ele também permite que os desenvolvedores aproveitem as bibliotecas existentes do Windows.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abdulrasool demonstrou um aplicativo Calculadora escrito em Swift que utiliza o código do aplicativo, bem como bibliotecas do sistema Windows. Primeiros usuários, como Readdle também testaram o desenvolvimento de aplicativos de plataforma cruzada e tiveram bastante sucesso em seus empreendimentos.

O Swift Package Manager atualmente não é compatível com o Windows, mas Abdulrasool diz que também estará disponível em breve. Ele continua dizendo que:

Adicionar suporte para Windows ao Swift é o início de uma jornada. O suporte atual define o primeiro marco em que o idioma é utilizável. Há ainda outra parte ainda mais ampla do ecossistema, como o lldb e o Swift Package Manager, que ainda precisa de mais trabalho para ser tão completo em seu suporte a essa plataforma diferente.

Os interessados ​​em experimentar Swift no Windows pode consultar a página “Primeiros passos” aqui. Pessoas interessadas em trabalhar em ferramentas básicas podem verifique o Rastreador de Bug Swift aqui.

Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).