Linguagem Swift, da Apple, chega ao Windows 10: ferramentas já disponíveis

Avatar de Redação
23/09/2020 às 17:52 | Atualizado há 4 anos
Swift chega ao Windows 10, imagens do conjunto de ferramentas agora disponíveis

Swift é uma linguagem de programação de uso geral desenvolvida pela Apple e lançada em 2014. Embora inicialmente uma linguagem proprietária, Swift tornou-se código aberto para plataformas Apple e Linux em 2015.

Hoje, a equipe do Swift anunciou que o suporte para a linguagem chegou ao Windows 10, com novas imagens da cadeia de ferramentas agora disponíveis para download para o sistema operacional.

Em uma postagem de blog, Saleem Abdulrasool, que é membro da equipe central do Swift e engenheiro de software do Google Brain, afirmou que o processo de portar o Swift para o Windows não inclui apenas o envio do compilador, mas também das bibliotecas padrão e centrais, pois reduzem a complexidade de codificação para desenvolvedores. Com a versão 5.3 do Swift, o desenvolvimento no Windows puramente em Swift agora é possível e está em um ponto “onde os primeiros usuários podem começar a usar o Swift para construir experiências reais”. Ele também permite que os desenvolvedores aproveitem as bibliotecas existentes do Windows.

Abdulrasool demonstrou um aplicativo Calculadora escrito em Swift que utiliza o código do aplicativo, bem como bibliotecas do sistema Windows. Primeiros usuários, como Readdle também testaram o desenvolvimento de aplicativos de plataforma cruzada e tiveram bastante sucesso em seus empreendimentos.

O Swift Package Manager atualmente não é compatível com o Windows, mas Abdulrasool diz que também estará disponível em breve. Ele continua dizendo que:

Adicionar suporte para Windows ao Swift é o início de uma jornada. O suporte atual define o primeiro marco em que o idioma é utilizável. Há ainda outra parte ainda mais ampla do ecossistema, como o lldb e o Swift Package Manager, que ainda precisa de mais trabalho para ser tão completo em seu suporte a essa plataforma diferente.

Os interessados ​​em experimentar Swift no Windows pode consultar a página “Primeiros passos” aqui. Pessoas interessadas em trabalhar em ferramentas básicas podem verifique o Rastreador de Bug Swift aqui.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ