A Synerjet, empresa de venda de aeronaves, firmou parceria com a Pyka, startup americana de aeronaves agrícolas elétricas. O objetivo é comercializar o Pelican Spray, um modelo autônomo e totalmente elétrico, no Brasil, visando reduzir custos e promover práticas sustentáveis.
A Pyka expande sua atuação internacional para a América do Sul, com o Brasil sendo um mercado estratégico. O país é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, de bens como soja, café e açúcar.
Aeronave agrícola elétrica: Pelican Spray no Brasil
“O Brasil é um grande mercado agrícola, o que nos manterá ocupados consolidando o mercado com nosso produto aqui”, afirma Michael Norcia, CEO da Pyka.
O Pelican Spray é 100% autônomo e funciona com um conjunto de cinco baterias intercambiáveis, garantindo operação contínua. Com capacidade para cobrir até 90 hectares por hora, transporta até 300 litros de carga útil, com taxa de aplicação de até 10 litros por hectare.
A aeronave opera em condições climáticas adversas, usando sensores para monitorar o clima. Em situações severas, desliga-se automaticamente durante a operação. “A aeronave pode cancelar a operação devido ao vento, enquanto o humano pode cancelar devido à chuva”, explica Norcia.
Leia também:
A estimativa é de que o drone reduza os custos operacionais em cerca de 50%. “Primeiro, o combustível. Não utilizamos combustível, mas sim uma aeronave elétrica, o que reduz drasticamente o custo”, explica Mateus Dallacqua, diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.
“Segundo, a manutenção. O motor de um trator possui centenas de partes móveis. Esta aeronave agrícola elétrica possui apenas um: a hélice. A manutenção é muito simples, reduzindo o custo”, complementa.
Atualmente, a Pyka opera com cerca de 10 aeronaves agrícolas globalmente. A expectativa é vender pelo menos 20 unidades no Brasil neste primeiro ano.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Mobile Time