Tarifas de importação podem aumentar preços de eletrônicos, mas reparos ajudam a economizar

Saiba como as tarifas de importação podem aumentar os preços de eletrônicos e como o reparo de aparelhos pode ser a solução para economizar.
Atualizado há 6 dias
Tarifas de importação podem aumentar preços de eletrônicos, mas reparos ajudam a economizar
Tarifas de importação elevam preços; consertos de eletrônicos ajudam a economizar. (Imagem/Reprodução: Neowin)
Resumo da notícia
    • As tarifas de importação podem aumentar os preços de eletrônicos, segundo alerta da iFixit.
    • Reparar seus aparelhos pode ser uma alternativa inteligente para economizar dinheiro.
    • Os consumidores podem enfrentar custos mais altos para comprar novos dispositivos, mas o reparo oferece uma solução acessível.
    • Fabricantes que facilitam o reparo de produtos podem se destacar no mercado e contribuir para a sustentabilidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você está pensando em comprar um novo dispositivo eletrônico, prepare o bolso! A iFixit, empresa especializada em reparo de dispositivos, alerta que as tarifas de importação podem aumentar os preços da tecnologia. Mas calma, nem tudo está perdido: consertar seus aparelhos pode ser a solução para economizar uma grana.

Com a perspectiva de que os preços dos eletrônicos novos vão subir, o reparo de dispositivos surge como uma alternativa inteligente para manter seus gadgets funcionando por mais tempo e evitar gastos desnecessários.

Aumento nos custos de reparo de dispositivos

A iFixit avisa que, embora o reparo seja uma ótima opção, os custos para consertar também podem aumentar, mas não tanto quanto comprar um novo. A empresa garante que vai tentar manter os preços dos seus produtos baixos, sem abrir mão da qualidade e segurança.

Uma análise da Consumer Technology Association (CTA) já tinha previsto que as tarifas poderiam inflacionar os preços dos eletrônicos em mais de 16%. Um artigo do Wall Street Journal também indicou que o custo de fabricação de um iPhone poderia saltar de US$550 para US$850, e quem pagaria essa conta seria o consumidor.

Para ajudar consumidores e empresas a prolongarem a vida útil de seus produtos, a iFixit reforça o pedido para que fabricantes e autoridades facilitem o reparo de dispositivos. Afinal, esperar que a produção volte para os Estados Unidos não é uma solução rápida, e quem sofre é o consumidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Benefícios do reparo de dispositivos para fabricantes

A iFixit acredita que os fabricantes que facilitarem o reparo de seus produtos vão sair na frente. Isso porque, além de beneficiar os consumidores, que ficam mais propensos a comprar novamente da marca, essa atitude demonstra preocupação com a sustentabilidade. Em tempos de incerteza econômica e tensões globais, o reparo de dispositivos contribui para a resiliência econômica e um futuro sustentável.

Para evitar que seus aparelhos quebrem com facilidade, a iFixit dá algumas dicas simples, como usar capas e películas protetoras. Além disso, vale a pena explorar as configurações do seu aparelho para evitar o uso excessivo de botões, como os de volume e energia.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Segunda: Via Neowin

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.