De acordo com alguns leakers, a Xiaomi pode estar desenvolvendo um novo sistema operacional proprietário para os seus dispositivos. Apelidado como Xiaomi MiOS, o sistema seria bem amplo e compatível. Vamos ver mais algumas informações abaixo.
- Bombou! WhatsApp agora envia fotos em HD, manda mensagens de vídeos e silencia chamadas: aprenda tudo
- Mercado Play tem séries e filmes gratuitos no Brasil, veja como assistir
Xiaomi pode estar desenvolvendo seu próprio sistema
Segundo o Digital Chat Station, o novo sistema operacional está em fase de desenvolvimento avançado, e deve fazer com que a empresa siga os mesmos passos do concorrente Huawei.
O sistema está sendo desenvolvido para ser compatível com smartphones, tablets, computadores, dispositivos vestíveis e até mesmo carros elétricos. Podemos esperar que a Xiaomi se torne concorrente do Google, porém é pouco improvável que ela abandone o Android de vez.
É de se esperar que o novo sistema, seja totalmente compatível e até mesmo baseado no Android Open Source Project (AOSP). Isso possibilita que mais aplicativos sejam compatíveis com o novo sistema operacional. Por meio disso, a novidade pode atrair ainda mais público.
- Xiaomi terá celulares premium com 12 GB de RAM por causa da IA
- Xiaomi 15 Diamond Limited Edition: versão limitada de luxo anunciada
- Xiaomi HyperOS 2 traz melhorias em desempenho e eficiência
Mas tem um outro fator que pode afastar algumas pessoas, mesmo que o sistema seja compatível com diversos apps, ele não terá os serviços do Google. Isso por que a empresa, não permite que esses serviços funcionem em sistemas operacionais concorrentes.
É provável que a própria Xiaomi, tente desenvolver serviços semelhantes para funcionar no próprio sistema operacional. É verdade que na China isso não é um problema, mas de maneira mundial, a maioria das pessoas está acostumada a utilizar os serviços da Google em seus Androids.
Caso o Google não goste do novo concorrentes, é provável que até mesmo o licenciamento do Android, seja retirados dos celulares globais da Xiaomi. Por enquanto nenhum comunicado oficial foi emitido, tudo isso deve ser considerado como um rumor.
Como o rumor começou?
Lembrando que tudo foi descoberto, depois da própria empresa ter registrado o nome MiOS na china. Outros rumores já indicavam que provavelmente a empresa estava desenvolvendo um novo sistema, e isso foi o ponto que precisava para confirmar ainda mais a informação.
Segundo, o leaker Ice Universe, o nome MiOS já pode ser explorado e utilizado pela Xiaomi em todos os seus produtos. Isso por que os escritórios de marcas da China, reconhece o nome como uma propriedade da própria empresa.
Essa não foi a primeira empresa chinesa a fazer isso, podemos nos lembrar que a Huawei seguiu os mesmos passos, e criou o próprio sistema HarmonyOS.
O desenvolvimento de sistemas operacionais próprios, é algo que vem sendo incentivado pelo próprio governo da China. Isso ocorre devido a guerra comercial que existe entre o país e os Estados Unidos. Para evitar usar produtos do país, são desenvolvidos novos sistemas e hardwares para a concorrência.
É provável que o novo sistema MiOS, pode acabar substituindo o já conhecido MIUI. Isso pode servir para diferenciar os principais dispositivos e sistemas da marca.
Ainda é cedo para tirar qualquer conclusão correta sobre toda a situação, mas podemos garantir que não é improvável que isso possa acontecer.
Só resta aguardar e ver se mais novidades serão vazadas, ou se algum pronunciamento oficial será dado, provavelmente em algum evento futuro da própria empresa.
Agora diga para nós, o que você acha sobre a Xiaomi estar desenvolvendo um sistema próprio? Acredita que isso pode realmente acontecer em breve? Diga para nós nos comentários abaixo, e compartilhe com outras pessoas que utilizam os dispositivos da marca.