Tecnologia Spectrum-XGS da NVIDIA integra vários datacenters em um único supercluster de alta capacidade

NVIDIA lança Spectrum-XGS para conectar datacenters e criar superclusters com poder de computação sem precedentes.
Publicado dia 23/08/2025
Tecnologia Spectrum-XGS da NVIDIA integra vários datacenters em um único supercluster de alta capacidade
(Imagem/Reprodução: Wccftech)
Resumo da notícia
    • A NVIDIA apresentou a Spectrum-XGS Ethernet, tecnologia que integra múltiplos datacenters em um único supercluster de IA.
    • Com essa plataforma, você pode ter acesso a uma infraestrutura de computação distribuída e muito mais potente.
    • A tecnologia permite conectar centros de dados por cidades, países e continentes, ampliando o alcance da computação em IA.
    • Os recursos de controle de congestionamento e gerenciamento de latência mantêm o desempenho, mesmo em grandes distâncias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A NVIDIA apresentou uma solução para conectar múltiplos centros de dados, visando entregar um poder computacional massivo. Essa novidade chega após a empresa já ter interconectado suas GPUs de inteligência artificial mais potentes. A tecnologia promete unificar recursos distribuídos para criar verdadeiras “superfábricas de IA” em grande escala, superando desafios geográficos e de resfriamento.

A Tecnologia Spectrum XGS Ethernet e o Futuro da IA

A arquitetura para escalar o poder da computação de IA pode encontrar limites. Por isso, a NVIDIA trouxe ao mercado a Spectrum XGS Ethernet. Esta nova plataforma de interconexão permite que empresas unam centros de dados distribuídos em uma única e gigantesca infraestrutura, chamadas de “superfábricas de IA em escala giga”. Segundo a NVIDIA, essa abordagem resolve as dificuldades de escalar um único centro de dados, como as limitações geográficas e os altos custos de resfriamento de sistemas grandes em uma única instalação.

O CEO da NVIDIA, Jensen Huang, destacou que com a Spectrum-XGS Ethernet, a capacidade de escalar horizontalmente se soma às já existentes de escalar verticalmente e para fora. Isso possibilita a conexão de centros de dados através de cidades, países e continentes, transformando-os em vastas superfábricas de IA. Esta nova tecnologia é uma evolução da plataforma Spectrum original da empresa e um pilar para a computação de IA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tecnologia promete dobrar a performance em comparação ao NCCL, uma implementação similar para conectar múltiplos nós de GPU. Um dos grandes diferenciais é que a Spectrum-XGS Ethernet inclui recursos como controle de congestionamento de distância autoajustável e gerenciamento de latência. Isso garante que as maiores distâncias entre os centros de dados interconectados não resultem em perda de desempenho.

Impacto e Próximos Passos na Computação de IA

A empresa Coreweave será a primeira a integrar seus hiperescaladores com a Spectrum-XGS Ethernet. Essa parceria visa impulsionar avanços em diversas indústrias. A expectativa é que essa integração acelere o desenvolvimento em todos os setores, possibilitando níveis de computação que antes pareciam inatingíveis.

A NVIDIA continua explorando novas fronteiras no campo da inteligência artificial. Com o lançamento de tecnologias de interconexão avançadas, como switches de rede de fotônica de silício, a empresa demonstra seu foco em levar os mecanismos de conexão a um novo patamar.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.