O Telescópio Espacial James Webb da NASA é o maior, mais poderoso e complexo telescópio de ciência espacial do mundo e está programado para ser lançado no próximo ano. Na marcha para o lançamento deste Empreendimento de $ 9,8 bilhões, o telescópio está passando pelos estágios finais de teste após completando a montagem em agosto.
Ontem é completado com sucesso seus testes ambientais, indicando que o telescópio está pronto para prosperar nas condições adversas a que será submetido quando for lançado ao espaço.
Os testes recentes de Webb validaram que o observatório totalmente montado suportará o barulho ensurdecedor e os tremores, chocalhos e vibrações que o observatório experimentará durante a decolagem. Conhecidos como testes “acústicos” e “sinusoidais”, a NASA trabalhou cuidadosamente com seus parceiros internacionais para combinar o ambiente de teste de Webb precisamente com o que Webb experimentará no dia do lançamento e ao operar em órbita.
Os testes ambientais consistiram de duas etapas em duas instalações separadas no Parque Espacial Northrop Grumman em Redondo Beach, na Califórnia. Na primeira fase, o Webb foi transportado para a câmara de teste acústico, onde foi submetido a níveis de pressão sonora acima de 140 decibéis para imitar a ascensão de um foguete ao espaço. Perto de 600 canais individuais de dados de movimento foram observados e registrados, e o teste foi marcado como um sucesso. No segundo estágio do teste, o telescópio foi transportado para uma instalação separada para simular vibrações de baixa frequência que ocorrem durante a decolagem. Isso também foi um sucesso.
Leia também:
Embora o telescópio tenha sido meticulosamente testado em seus estágios de montagem e desenvolvimento, os testes de ontem à noite foram uma conquista histórica. Isso ocorre porque eles são os últimos testes desse tipo antes de o telescópio ser transportado para a América do Sul para lançamento. No entanto, a verificação completa da capacidade de voo ocorrerá depois que o telescópio tiver concluído com êxito os testes finais de implantação.
Isso deve acontecer quando a conclusão dos testes ambientais colocar o Webb no pipeline para uma avaliação final dos sistemas antes de ser lançado. Se as coisas correrem de acordo com o plano e se o tempo permitir, o telescópio James Webb vai voar no topo do foguete Ariane V do espaçoporto europeu em Kourou, Guiana Francesa, em 31 de outubro do próximo ano.