A Tesla ultrapassou a Volkswagen e se tornou a segunda montadora mais valiosa do mundo, depois de um grande aumento no preço das ações da empresa de Elon Musk, a empresa passou seu valor de mercado para mais de US $ 100 bilhões (R$ 416 bilhões).
O preço das ações da Tesla mais que dobrou desde outubro, quando a empresa divulgou um raro lucro trimestral. Comparando com outras montadores de carro, as ações subiram 4% na quarta-feira, perdendo apenas para a Toyota. Passando assim a então segunda mais valiosa montadora, a alemã Volkswagen.
Embora empresa de Musk tenha um caminho longo a percorrer para alcançar o gigante japonês de fabricação de carros Toyota, que atualmente tem uma avaliação do mercado de ações de mais de US $ 230 bilhões, é um salto gigantesco para uma empresa nova e que só trabalha com carros elétricos.
- Circule para Pesquisar Google pode ter novo visual e funcionalidades
- Dicas de Segurança para Usar Aparelhos Eletrônicos em Casa
- Notificações “chatas” do iPhone chegarão no Android
Alguns analistas dizem que o aumento no preço reflete o desempenho da Tesla nos últimos meses, durante o qual abriu uma fábrica em Xangai e atingiu suas metas de produção.
Este mês, a Tesla disse que entregou mais de 367.500 carros no ano passado – um aumento de 50% em relação a 2018. Os investidores esperam que a nova fábrica atue como um trampolim que permitirá capturar mais do mercado chinês.
Tela vale muito, mas lucra pouco
Apesar do aumento, as vendas da Tesla permanecem pequenas em comparação com as de seus concorrentes. A Volkswagen entregou quase 11 milhões de veículos no ano passado, enquanto a Toyota vendeu mais de 9 milhões nos primeiros 11 meses de 2019.
A Tesla também nunca obteve lucro anual e está enfrentando investigações após reclamações sobre queima de baterias e aceleração inesperada.
A empresa deve divulgar seus últimos resultados trimestrais aos investidores este mês.
Se a Tesla sustentar a avaliação de US $ 100 bilhões, poderá desbloquear a primeira parte de um pacote de compensação de US $ 2,6 bilhões para Musk.
O plano exige que Musk receba pagamentos em ações ao longo de 10 anos, com o primeiro prêmio contingente na empresa atingindo US $ 100 bilhões em capitalização de mercado e sustentando esse valor ao longo de um mês e da média de seis meses.
A Tesla também teve que alcançar US $ 20 bilhões em receita e ganhar US $ 1,5 bilhão, depois de ajustar itens como impostos – limites que a montadora alcançou em 2018.
A Tesla foi avaliada em cerca de US $ 55 bilhões quando o acordo de pagamento foi aprovado.
Com informações: WSJ