Tesla quer fornecer seu sistema de piloto automático para outras montadoras

Ao licenciar o SD (Full Self-Driving), a Tesla pode aumentar ainda mais seu domínio na indústria de carros autônomos.
Avatar de André Luiz
20/07/2023 às 09:18 | Atualizado há 9 meses
Tesla quer fornecer seu sistema de piloto automático para outras montadoras 1

Em uma jogada surpreende, a Tesla, famosa montadora de carros elétricos, anunciou recentemente que está disposta a fornecer seu sistema de piloto automático, conhecido como FSD (Full Self-Driving), para outras montadoras. A notícia foi recebida com entusiasmo e ceticismo na indústria automobilística, com muitos se perguntando o que isso poderia significar para o futuro dos veículos autônomos.

O CEO da Tesla, Elon Musk, tem sido um grande defensor dos veículos autônomos, afirmando repetidamente que a tecnologia tem o potencial de tornar as estradas mais seguras e eficientes. No entanto, a decisão de disponibilizar o FSD para outras montadoras é uma mudança significativa para a empresa, que até agora manteve sua tecnologia de condução autônoma estritamente interna.

“Estamos definitivamente abertos a licenciar nosso software de piloto automático e até mesmo fornecer powertrains e baterias”, disse Musk. “Estamos tentando acelerar a advento dos veículos elétricos sustentáveis, então se isso significa que precisamos ajudar outras montadoras a fazer isso, estamos mais do que dispostos”.

Existem várias razões pelas quais a Tesla pode estar interessada em licenciar sua tecnologia FSD. Para começar, pode ser uma maneira de trazer mais dinheiro para a empresa, que tem enfrentado pressão de investidores para mostrar lucratividade sustentada.

  • Receita adicional: Ao licenciar sua tecnologia de piloto automático, a Tesla pode criar uma nova fonte de receita.
  • Domínio de mercado: Ao permitir que outras montadoras usem sua tecnologia, a Tesla poderia potencialmente se tornar o padrão da indústria para veículos autônomos.
  • Redução de custos: Ao se aliar a outras montadoras, a Tesla poderia reduzir seus custos de pesquisa e desenvolvimento.

No entanto, também existem riscos associados à decisão. A Tesla é conhecida por sua tecnologia de ponta, e compartilhá-la pode diminuir sua vantagem competitiva. Além disso, se outros fabricantes de automóveis não conseguirem implementar a tecnologia corretamente, isso poderia resultar em problemas de segurança, prejudicando a reputação da Tesla.

Ainda é muito cedo para dizer como essa decisão vai se desenrolar, mas uma coisa é certa: o mundo dos veículos autônomos está prestes a ficar muito mais interessante.

Com informações do The Verge

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ