O filme The Brutalist, possível candidato ao Oscar e distribuído pela A24, utilizou IA em sua produção. A informação foi revelada pelo editor Dávid Jancsó em entrevista ao RedShark News.
IA em The Brutalist: Aprimorando a Pronúncia
O drama épico acompanha um arquiteto húngaro fictício (interpretado por Adrien Brody) que luta para criar arte no sistema volátil do capitalismo americano. Para garantir a precisão da pronúncia húngara de Brody e de sua colega Felicity Jones, a produção usou a IA da empresa Respeecher.
A Respeecher ajustou as vozes dos atores para que se assemelhassem à pronúncia de um falante nativo húngaro. Jancsó afirma que o processo não fez nada que não pudesse ser alcançado com edição de diálogos tradicional. “É possível fazer isso no ProTools, mas tínhamos tanto diálogo em húngaro que precisávamos acelerar o processo; caso contrário, ainda estaríamos na pós-produção”.
Além da edição de áudio, a equipe também utilizou IA generativa para criar desenhos arquitetônicos usados perto do final do filme. Ambas as decisões foram tomadas devido às restrições orçamentárias da produção. The Brutalist, com mais de três horas de duração, várias estrelas, figurinos de época e cenários elaborados, foi feito com menos de US$ 10 milhões.
Controversas da IA na Indústria Cinematográfica
Mais de um ano após diversas greves em Hollywood sobre o uso de IA para substituir trabalhadores, o uso da tecnologia ainda é bastante controverso. A situação é complexa, pois existem muitas maneiras diferentes de se utilizar a IA. “O objetivo era preservar a autenticidade das performances de Adrien e Felicity em outra língua, não substituí-las ou alterá-las, e foi feito com o máximo respeito pela arte”, disse Brady Corbet, diretor de The Brutalist, em declaração ao The Hollywood Reporter.
Leia também:
Respeecher já foi usada para criar novos diálogos do Darth Vader para Obi-Wan-Kenobi do Disney+, e provavelmente não será a última vez que ferramentas semelhantes serão usadas para reduzir custos. Fazer filmes requer muitos recursos, e embora as empresas estejam tentando popularizar a IA, o uso de ferramentas de IA provavelmente seguirá sendo uma opção viável para economizar tempo e dinheiro.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Engadget