O CEO do Instagram, Adam Mosseri, anunciou oficialmente através das redes sociais que o aplicativo Threads será lançado nesta quinta-feira (06). Essa nova plataforma promete ser um concorrente direto do Twitter, que é comandado por Elon Musk desde outubro de 2022.
Mosseri compartilhou a notícia em seu canal público no Instagram, afirmando que eles têm a intenção de construir um espaço aberto e civilizado para o diálogo. O CEO reconhece que há muito trabalho a ser feito, mas está entusiasmado em disponibilizar o aplicativo para os usuários e ver o que eles acham.
Atualmente, há grandes expectativas em torno do Threads, pois muitos especulam se ele será realmente um concorrente do Twitter no formato de microblog. No entanto, é difícil afirmar com certeza nesse momento. No passado, aplicativos como o Koo prometeram algo semelhante e acabaram sendo esquecidos.
Twitter vs Threads
Uma das principais vantagens do Threads seria ter uma equipe organizada e profissional por trás dele. Um indício disso é que será possível utilizar o símbolo de arroba do Instagram na futura plataforma.
Curiosamente, foi descoberto um “easter egg” na rede social de fotos e vídeos. Ao pesquisar por “threads” no Instagram, a barra de pesquisa exibirá um emoji de um bilhete. Ao tocar nele, um cartão com a marca do novo aplicativo aparecerá em um lado, e as informações do usuário no outro. No Android, você poderá clicar em “Lembrete” para ser avisado para baixar na Play Store, já no iPhone, aparece o botão baixar, onde você é direcionado para a App Store, embora não seja possível baixá-lo.
A Meta está trabalhando com uma espécie de lista de interessados no aplicativo. As imagens divulgadas na loja da Apple revelam um aplicativo com caixa de texto, onde uma pessoa faz uma postagem e os outros usuários podem responder. O autor da postagem pode decidir se as respostas virão de todos, apenas dos perfis que ele segue ou apenas das pessoas mencionadas na postagem.
No momento, todos os indícios apontam para o fato de que a Meta deseja aproveitar o descontentamento em relação ao Twitter para anunciar um aplicativo similar. Foram registrados diversos problemas recentes na plataforma, como o limite de visualização de tweets implementado no último sábado. Dois dias depois, o TweetDeck se tornou uma ferramenta disponível apenas para assinantes do Twitter Blue. Esses são apenas alguns exemplos das polêmicas envolvendo as decisões de Elon Musk e sua equipe.
A cada semana que passa, surge a pergunta: para onde iremos quando o bilionário acabar com a rede social de vez? Mark Zuckerberg parece ter a resposta, que será revelada nesta quinta-feira às 11h: Threads. Você está pronto para migrar de aplicativo?