TikTok orienta usuários de Android nos EUA a realizar download do TikTok via sideload

Download do TikTok: saiba como baixar o app para Android nos EUA, mesmo sem estar disponível na Play Store. Confira o passo a passo!
Atualizado há 1 mês
Download do TikTok

Outros destaques

Câmera selfie no Android
Recursos do Nova Launcher
Onn 4K Google TV
Atualização do Super Xiaoai
Custom passes no Google Wallet
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem precisa, o Download do TikTok nos EUA agora pode ser feito em dispositivos Android, mesmo que o aplicativo ainda não esteja disponível na Play Store. A conta oficial do TikTok anunciou no Twitter que disponibilizou Android Package Kits (APKs) para download através de seu site oficial. Embora não seja comum empresas endossarem o sideloading, o TikTok é uma exceção.

O aplicativo chegou a ficar brevemente indisponível em 19 de janeiro, antes que uma lei que o proíbe nos EUA entrasse em vigor. A lei exige que a Apple App Store e o Google Play Store removam o aplicativo, sob pena de multa de US$ 5.000 por download nos EUA. O acesso ao TikTok foi restaurado rapidamente, mas o app ainda não retornou às lojas de aplicativos.

Disponibilização do APK para Download do TikTok

O TikTok anunciou que está facilitando o acesso à plataforma, disponibilizando Android Package Kits (APKs) em seu site oficial. Essa medida permite que usuários de Android nos EUA possam baixar o aplicativo e continuar criando, descobrindo e se conectando na rede social. Mais informações estão disponíveis na Central de Ajuda do TikTok.

Essa estratégia alternativa garante que os usuários de Android possam continuar utilizando o TikTok, mesmo com as restrições temporárias nas lojas de aplicativos. A empresa busca manter sua comunidade ativa e engajada, oferecendo uma opção direta e segura para o download e instalação do app.

A decisão de oferecer o download via APK demonstra a importância do mercado americano para o TikTok e o compromisso da empresa em contornar as dificuldades legais. A medida permite que a plataforma continue acessível, enquanto se busca uma solução definitiva para a questão de sua propriedade nos Estados Unidos. Para saber mais sobre aplicativos, confira este artigo sobre aplicativo de música para Apple.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

O TikTok segue empenhado em manter sua presença no mercado americano, adaptando-se às exigências legais e buscando alternativas para garantir o acesso de seus usuários ao aplicativo. A disponibilização do APK é uma demonstração dessa resiliência e do compromisso da empresa com sua comunidade.

Uma das ordens executivas assinadas pelo ex-presidente Donald Trump impôs uma pausa de 75 dias na lei que proibia o aplicativo, dando à ByteDance até abril para chegar a um acordo. Trump designou o vice-presidente J.D. Vance para negociar uma possível venda antes do prazo final. Apesar de a ByteDance ter afirmado repetidamente que não planejava vender o aplicativo, um de seus maiores investidores declarou recentemente que um acordo seria do “interesse de todos”.

Várias empresas e indivíduos já manifestaram interesse em adquirir o TikTok nos EUA, incluindo a Perplexity AI e MrBeast. As negociações e o futuro do TikTok nos Estados Unidos continuam sendo um tema de grande interesse e acompanhamento no setor de tecnologia e mídia social. A possibilidade de uma venda ou acordo definitivo ainda está em aberto, com diversas partes interessadas envolvidas no processo.

Enquanto as negociações prosseguem, o TikTok busca alternativas para manter sua operação e base de usuários nos EUA. A disponibilização do APK para download é uma das estratégias adotadas para mitigar os impactos das restrições legais e garantir a continuidade da plataforma no país. Essas estratégias incluem a segurança no Super Bowl.

O desfecho dessa situação terá um impacto significativo no mercado de mídia social e poderá influenciar a forma como outras empresas de tecnologia lidam com questões regulatórias e de propriedade em diferentes países. O caso do TikTok serve como um exemplo complexo e relevante das interações entre tecnologia, política e negócios no cenário global.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Via Engadget

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.