A Microsoft é apenas uma das muitas empresas que estão considerando adquirir o aplicativo de mídia social TikTok de sua controladora ByteDance, seguindo a ordem executiva do presidente Trump de que o serviço precisa ser vendido a uma empresa norte-americana para continuar operando nos Estados Unidos.
No entanto, as coisas não começaram assim quando a gigante do software começou a conversar com a TikTok neste verão. Originalmente, a Microsoft havia discutido assumir uma pequena participação na empresa e se tornar um dos investidores minoritários do aplicativo, de acordo com um novo relatório de Moneycontrol.
Na época, acreditava-se que mesmo um negócio menor poderia ser uma vitória para ambas as empresas. Para a Microsoft, um investimento minoritário na TikTok pode levar a empresa a decidir usar o Azure em vez de serviços de computação em nuvem concorrentes. De acordo com A informação, o aplicativo de mídia social assinou um contrato de três anos com o Google Cloud no valor de pelo menos US $ 800 milhões para seus serviços em nuvem em maio do ano passado. Um acordo pode ser bastante lucrativo para a Microsoft, especialmente se ela acabar sendo o único provedor de serviços em nuvem da TikTok nos Estados Unidos.
A TikTok e sua empresa controladora ByteDance também acabariam se beneficiando do negócio, pois isso daria ao aplicativo mais legitimidade e poderia ajudar a impulsionar a avaliação da empresa fora da China.
Licitantes TikTok
Depois que o presidente Trump ordenou que a ByteDance vendesse o TikTok até 15 de setembro, sua controladora agora está considerando vender partes das operações globais do aplicativo para vários licitantes em potencial.
Além da Microsoft, a Oracle também está interessada em adquirir a TikTok, embora não esteja claro como a empresa de software corporativo se beneficiaria com o negócio. Alguns meios de comunicação apontaram a afiliação pública do CEO da Oracle, Larry Ellison, com o presidente Trump como um fator potencial para o envolvimento da empresa.
No entanto, fazer a oferta vencedora agora será mais difícil para a Oracle, já que a gigante do varejo Walmart decidiu se associar à Microsoft em uma oferta pelo TikTok. A empresa forneceu mais detalhes sobre por que decidiu se associar à Microsoft em um comunicado, dizendo:
“Acreditamos que um relacionamento potencial com a TikTok US em parceria com a Microsoft poderia adicionar esta funcionalidade chave e fornecer ao Walmart uma forma importante de alcançarmos e atendermos clientes omnicanal, bem como expandir nosso mercado de terceiros e negócios de publicidade. Estamos confiantes de que uma parceria entre o Walmart e a Microsoft atenderia às expectativas dos usuários do TikTok dos EUA, ao mesmo tempo em que satisfaria as preocupações dos reguladores do governo dos EUA.
Ainda temos mais alguns dias antes que o ByteDance precise vender o TikTok, mas no momento o preço do negócio ainda não está claro, mas o preço pode ser algo entre US $ 20 bilhões e US $ 50 bilhões, dependendo de quais partes do aplicativo serão vendidas.
Através da Moneycontrol