O TikTok nos EUA voltou a funcionar após uma breve interrupção. O aplicativo, que ficou temporariamente indisponível, foi restaurado graças aos esforços do presidente Trump, de acordo com um aviso dentro do próprio app. A plataforma havia sido removida da App Store dos EUA pela Apple devido a uma lei que exigia a venda do TikTok pela empresa chinesa ByteDance.
TikTok nos EUA: Entre a Lei e a Ordem Executiva
Essa lei, que entrou em vigor recentemente, visava mitigar potenciais riscos à segurança nacional. A ByteDance ainda detém a propriedade do aplicativo, levando à sua remoção da loja de aplicativos. No entanto, o presidente eleito Donald Trump anunciou uma ordem executiva que concede mais tempo antes da aplicação da lei de banimento. Trump afirmou que a ordem também isentará de responsabilidade as empresas que ajudaram a manter o TikTok ativo antes da sua intervenção.
A posse de Trump está marcada para esta segunda-feira, e o CEO da Apple, Tim Cook, planeja comparecer. A partir dessa promessa de Trump, a Apple pode ou não estar segura para restaurar a disponibilidade do aplicativo TikTok na App Store nos EUA, depois de retirá-lo no final de sábado. Notícias recentes informam que o TikTok confirmou a retomada do acesso. A Apple ainda não republicou o aplicativo e pode estar aguardando para ver como a situação se desenrola. Anteriormente, a Apple corria o risco de bilhões de dólares em multas caso mantivesse o TikTok nos EUA disponível.
Negociações e Desafios Legais para o TikTok nos EUA
A Apple esclareceu sua posição em um documento de suporte, afirmando que é obrigada a seguir as leis das jurisdições onde opera. A empresa reiterou que, de acordo com o Protecting Americans from Foreign Adversary Controlled Applications Act, os aplicativos desenvolvidos pela ByteDance Ltd. e suas subsidiárias, incluindo TikTok, CapCut, Lemon8 e outros, não estarão mais disponíveis para download ou atualizações na App Store dos EUA a partir de 19 de janeiro de 2025.
A administração da Casa Branca se recusou a intervir na situação, enquanto o TikTok permanece disponível na App Store em outros países. A Suprema Corte dos EUA manteve a lei que ameaça o bloqueio do TikTok, criando mais um capítulo nessa disputa legal. Usuários nos EUA têm buscado alternativas ao TikTok diante da incerteza. A TestFlight bloqueou o acesso à versão beta do TikTok nos EUA, seguindo as restrições impostas. A Apple removeu o TikTok e o CapCut da App Store nos EUA, gerando surpresa entre os usuários. O futuro do TikTok nos EUA ainda é incerto.
Leia também:
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via MacRumors