▲
- Listagem dos principais jogos indie disponíveis para dispositivos móveis.
- Mostrar como esses jogos proporcionam experiências criativas e horas de diversão.
- Incentivar o apoio aos desenvolvedores independentes e indicar diversidade de estilos de jogos.
- Destacar títulos como Dadish 3, Monument Valley e Soul Knight, entre outros.
Se você curte games desenvolvidos por estúdios menores, que geralmente trazem ideias criativas e abordagens frescas, este artigo é para você. A lista a seguir destaca alguns dos Melhores jogos indie para mobile disponíveis. Prepare-se para conhecer títulos que oferecem experiências únicas e muitas horas de diversão em seu celular, atualizada pela última vez em 17 de julho de 2025.
Criar um jogo é um dos desafios mais demorados e caros que alguém pode assumir, e isso é ainda mais complicado para criadores independentes. Felizmente, o universo mobile é perfeito para quem tem recursos limitados e quer testar suas ideias. Existem várias ferramentas disponíveis para montar um jogo, e a maioria delas já oferece um componente mobile para transformar o projeto em um aplicativo rapidamente, uma tendência que complementa o uso de aplicativos na tela externa de dispositivos como o Galaxy Z Flip.
Seja como ponto de partida ou um experimento, esses jogos indie para celular podem proporcionar algumas das experiências de jogo mais divertidas. Títulos independentes são bastante imprevisíveis, podendo surgir do nada e abordar qualquer tema. Claro, alguns seguirão tendências e fórmulas populares, mas sempre com um toque criativo.
Esses jogos vão desde títulos ultra-casuais no estilo AFK até jogos online intensos que podem ser jogados de forma competitiva ou até profissionalmente. A grande variedade significa que há, potencialmente, um jogo para cada pessoa, mesmo para quem não costuma jogar. Que forma melhor de começar do que escolher um jogo mobile de qualidade e apoiar seu criador? As opções apresentadas podem ser tão gratificantes quanto os títulos AAA.
Melhores Jogos Indie para Mobile
Dadish 3
Leia também:
Dadish 3, o mais novo jogo da série, é um jogo de plataforma colorido e vibrante onde você controla um rabanete em busca de seus filhos. Desta vez, seus filhos desapareceram durante um passeio de campo incomum e estão destinados a virar sopa de rabanete, a menos que você os ajude! Você precisará se reunir com sua ex, encontrar seus filhos peculiares e evitar morrer você mesmo. É um jogo divertido e desafiador, com uma história adorável e bem-humorada.
Subpar Pool
Subpar Pool é tudo, menos abaixo da média! Este jogo de sinuca gerado proceduralmente tem muitos aspectos de quebra-cabeça, desde mesas de sinuca com formatos estranhos até obstáculos sobre a mesa. Há muita estratégia em um conceito de jogo tão simples! Os gráficos são convidativos e cativantes, criando um mundo divertido para explorar. Sua missão é fazer a bola de sinuca cair no buraco certo.
Soul Knight
O gênero rogue pode prosperar em qualquer lugar, inclusive na palma da sua mão. Embora não faltem jogos rogue independentes para o seu telefone, Soul Knight merece destaque. Criado pela Chilly Room, o jogo leva você a explorar muitas salas diferentes enquanto se aprofunda em diversas masmorras e ambientes. Será apenas você e o guerreiro que você considerar forte o suficiente para enfrentar os perigos à frente. Com arte em pixel colorida, muitas armas e bastante magia, ele promete mantê-lo ocupado e desafiado, de forma semelhante ao que se espera do lançamento de Goddess Order, um RPG de ação para mobile.
Monument Valley
Entre todos os gêneros de jogos, os de quebra-cabeça são um dos mais populares e acessíveis no mobile. Ao se deparar com quebra-cabeças, você pode levar o tempo que precisar e experimentar quantas soluções quiser. É ainda melhor se você conseguir criar um ambiente rico e belo para eles, como UsTwo fez com Monument Valley. Esta aventura surreal e fantástica coloca você no papel de uma princesa silenciosa chamada Ida, que atravessa estruturas geometricamente distorcidas. Você deve guiá-la em segurança de um ponto a outro.
ScourgeBringer
A palavra “flagelo” (scourge) não costuma ser associada a algo positivo. No entanto, a PID Games escolheu esse tema para o jogo ScourgeBringer. Nele, você controla Kyrha, uma jovem lutadora em busca de redenção em ruínas perigosas. A jogabilidade é rápida e visceral, exigindo movimentos precisos. Você enfrentará inimigos, perigos e chefes gigantes, com um ritmo que não oferece trégua.
OPUS: Rocket of Whispers
Algumas das melhores histórias podem ser contadas sem palavras, mas apelam a todos os outros sentidos de uma forma poderosa e emocionante. É o caso de OPUS: Rocket of Whispers, da equipe da Sigono Inc. Em uma história muito comovente, você acompanha a jornada de dois humanos que conseguiram sobreviver a uma praga que eliminou a maior parte da população mundial. Você seguirá os passos deles enquanto exploram o que resta para encontrar o que precisam para construir um foguete e deixar o planeta. É uma chance remota, mas é a única que eles têm.
Cats & Soup
Comida caseira pode fazer você se sentir bem e aconchegante, mesmo quando não está com fome. Existem negócios inteiros focados em servir os pratos mais quentinhos, então por que não jogar um game indie sobre isso? A equipe HIDEA adicionou um elemento adorável a esta ideia com seu jogo Cats & Soup. Como o título sugere, você controla um grupo de gatos que são movidos pelo desejo de fazer sopa. É um jogo idle onde você pode designar cada gato para uma estação e, então, colocar tudo na sopa quando estiver pronto para ser combinado.
The Way Home
Não se sabe quando a ideia de ficar preso em uma ilha começou a produzir histórias de sobrevivência, mas ela persiste até nos jogos. Geralmente, o personagem é deixado em uma ilha deserta apenas com sua inteligência e terá que sobreviver. Desta vez, a equipe da Concode Corp. deixou Kevin e seu gato Cheese em uma ilha de pixels vibrantes em The Way Home. O objetivo é simples: explorar, criar, sobreviver e talvez procurar uma saída da ilha. Se você encontrar outros sobreviventes no caminho, melhor ainda.
Dead Cells
Nós já falamos bastante sobre Dead Cells aqui, e por um ótimo motivo. Dead Cells é um jogo metroidvania que tem muito valor de replay, melhorias, monstros e um mundo ligeiramente diferente para explorar a cada vez que joga. É um título premiado e mantido em um alto padrão quando se trata de roguelikes! Dead Cells também oferece muita confiabilidade e uma ótima sensação ao jogar.
Good Pizza, Great Pizza
Good Pizza, Great Pizza é um jogo aconchegante de fazer pizza, com uma história que envolve todos os personagens que aparecem. Às vezes, os clientes não são claros em seus pedidos, exigindo que você adivinhe. O objetivo é ganhar dinheiro, aprimorar ingredientes e ferramentas para criar pizzas fantásticas. Se preferir café, os desenvolvedores também criaram Good Coffee, Great Coffee, que mantém o mesmo charme e conceito.
Sky: Children of the Light
A Thatgamecompany Inc. se destaca na criação de jornadas visuais belíssimas, como visto em seu sucesso Journey. Eles trouxeram esse talento para o título mobile, Sky: Children of the Light. Usando um estilo visual similar, este é um jogo de exploração 3D com uma comunidade online.
Como as crianças da luz, sua tarefa é explorar um mundo tranquilo e vibrante, cheio de natureza. Ao aprender mais, você descobrirá novas memórias e detalhes da história. É fácil duvidar que este seja um jogo mobile independente, pois sua qualidade visual impactante rivaliza com a clareza de telas avançadas, como a tela antirreflexo prevista para o iPhone 17 Pro. Ele está em nossa lista dos jogos mobile mais bonitos.
Badland 2
A estética da silhueta provavelmente nunca sairá de moda, pois cria um ar de mistério e temor. Os jogadores verão isso e podem ser impulsionados pelo desejo de ver um resultado positivo em uma situação sombria. Isso pode ser possível em BADLAND 2 da Hype Hype Inc. Como uma cabeça felpuda com asas, você precisará tocar para voar por túneis perigosos e resolver quebra-cabeças de física. Como tudo o que você tem é seu peso e movimento, certifique-se de usar os diferentes dispositivos para alterar essas características e avançar para o próximo nível.
Mars: Mars
Ainda não pisamos em Marte, mas isso não nos impediu de escrever muitas histórias sobre o que aconteceria se o fizéssemos. É frequentemente visto como um ambiente hostil, por isso é bom visitá-lo de uma perspectiva divertida. A Pomelo Games apresentou isso com Mars: Mars. Como um pequeno e adorável astronauta com um jetpack e várias aparências, você voa por Marte o máximo que pode. Seu jetpack não é o mais confiável, com muito pouco combustível, então o desafio é ver o máximo possível antes que seu voo termine.
Cultist Simulator
Assim como um culto jamais se chamaria de culto, um cultista não se autodenominaria assim. Contudo, é intrigante imaginar o que ocorre nas câmaras de um cultista. A Playdigious explorou essa ideia com Cultist Simulator, um jogo complexo e envolvente. Usando cartas, ações e combinações, você pode desvendar verdades estranhas, invocar seres de outras dimensões ou controlar seguidores. A ausência de tutorial torna a descoberta parte da diversão. Esse tipo de exploração e revelação se alinha com as novidades de tecnologia e ciência em destaque nesta semana.
Sparklite
Em um jogo roguelite, quanto mais você consegue em cada partida, mais controle você pode ter sobre os resultados. Em Sparklite, outro jogo mobile independente da Playdigious, você é um artesão explorando um mundo em constante mudança. Das florestas às ruínas, criaturas perigosas estão constantemente se movendo e máquinas antigas estão se deslocando. Felizmente, você tem muito equipamento para revidar e progredir, ao mesmo tempo em que coleta o máximo de material possível. Cada vez que você falha é apenas mais uma chance de criar algo novo e melhorar.
Honeycomb: Word Puzzle
Se você procura um novo jogo de quebra-cabeça de palavras, Honeycomb: Word Puzzle é um ótimo pacote de desafios! Você precisará preencher um quebra-cabeça em forma de colmeia, com uma grade hexagonal, para formar palavras. É um jogo gratificante, completo com uma abelha fofa para parabenizá-lo quando você se sai bem! Embora a jogabilidade seja simples, é um daqueles jogos de palavras divertidos que são agradáveis de jogar.
Phantom of Opera
The Phantom of the Opera, um dos romances clássicos mais reverenciados, apareceu em várias mídias. Mas a MazM o transformou em um jogo mobile, algo inesperado. Em Phantom of Opera, você explora um romance visual, com avatares animados na lendária casa de ópera. Você encontra personagens conhecidos e acompanha suas histórias, além de minijogos que intensificam o drama e o horror. É uma forma envolvente de narrativa, assim como a análise de jogos sobre como a nostalgia influencia as críticas.
Exoracer
Exoracer é um jogo de plataforma de ação multijogador onde você busca correr pelos níveis, chegando ao final o mais rápido possível. Existem muitos níveis diferentes e um modo de edição de níveis completo que permite construir seus próprios mundos e depois compartilhá-los com outras pessoas! É um jogo bastante rápido e frenético, especialmente se você tem amigos. Embora o jogo em si seja mais um jogo de plataforma simples, é um dos que oferece muita diversão ao jogar.
Cat Bird
Gatos e pássaros foram retratados como inimigos naturais por décadas, então não é comum ver os dois misturados. No entanto, Raiyumi fez exatamente isso com o personagem principal de Cat Bird. Como um pequeno gato branco com asas de pássaro subdesenvolvidas, você precisa voar por várias fases de plataforma 2D. Algumas serão tão simples quanto florestas, enquanto outras serão enormes cavernas que o levarão para debaixo da superfície. Além disso, a criatura parece ser capaz de viajar pelo espaço, já que você visitará vários planetas diferentes.
Os jogos independentes continuam a ser uma fonte rica de experiências novas e criativas no universo mobile. Com a facilidade de desenvolvimento e distribuição, o cenário indie oferece uma variedade constante de títulos que prometem surpreender e divertir jogadores de todos os tipos.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.