▲
- A tecnologia 5G chegou ao Brasil em 2022, trazendo revoluções na velocidade da internet e na conectividade.
- Você notará uma conexão muito mais rápida e estável, melhorando a experiência em streaming e chamadas.
- Isso permitirá avanços significativos em áreas como medicina, educação e gestão pública eficiente.
- A tecnologia está impulsionando um futuro conectado com novas possibilidades para usuários e empresas.
A tecnologia 5G chegou ao Brasil em 2022, prometendo uma revolução na nossa forma de viver e impactando diversos setores. De cara, a galera já sentiu a diferença na velocidade da internet do celular, mas as vantagens vão muito além. Com frequências que turbinam a conexão e diminuem a latência, como a faixa de 3,5 GHz, o 5G entrega downloads e uploads até 100 vezes mais rápidos que o 4G. E não para por aí: a estabilidade é top e suporta uma quantidade enorme de dispositivos ao mesmo tempo.
Embora a versão completa do 5G já esteja liberada em todo o país desde o final de 2024, o sinal ainda não chegou em todos os cantos. A expectativa é que a cobertura se espalhe por todo o território nacional até o final de 2029. Mas quem já está conectado, curte uma série de benefícios que vão desde a velocidade turbinada até novas possibilidades na medicina e na educação.
9 Transformações após o 5G que você precisa conhecer
Listamos nove transformações que já estão rolando com a chegada do 5G, trazendo melhorias em várias áreas. Prepare-se para ver como essa tecnologia está mudando o nosso dia a dia!
Internet mais rápida e estável no celular
Sem dúvida, um dos maiores impactos do 5G para a maioria das pessoas é o aumento da velocidade da conexão móvel. Com isso, abrir sites, baixar e enviar arquivos ficou muito mais rápido. As chamadas de vídeo também ganharam um upgrade, rodando lisinhas, sem aquelas travadas irritantes.
No 4G, a velocidade máxima é de 450 Mbps, mas essa marca só é atingida em condições perfeitas. Na prática, a média fica em torno de 100 Mbps. Já com o 5G, dá para alcançar até 10 Gbps em algumas situações, uma baita diferença!
Leia também:
Latência reduzida e seus benefícios
A latência, que é o tempo de resposta entre um dispositivo e outro, era de 30 ms a 70 ms no 4G, com uma média de 50 ms. Com o 5G, essa latência despenca para menos de 1 ms, trazendo várias vantagens.
Para quem curte jogar online no celular, a baixa latência significa menos atrasos, respostas mais rápidas aos comandos e, claro, um desempenho turbinado. A telemedicina e os carros autônomos também são áreas que se beneficiam demais dessa redução.
Quem curte tecnologia, pode dar uma olhada no Redmi Turbo 4 Pro Edição Harry Potter, que oferece velocidade e eficiência.
Conexão garantida em eventos lotados
Sabe aquela dificuldade de mandar mensagens ou fazer chamadas de vídeo em shows, jogos e outros eventos com muita gente? Isso acontece porque todo mundo tenta acessar a rede ao mesmo tempo, congestionando o sinal.
Com o 5G, a promessa é que esses momentos de instabilidade fiquem no passado. As redes 5G conseguem lidar com uma quantidade muito maior de dispositivos conectados simultaneamente, suportando até 1 milhão de aparelhos por km². No 4G, essa capacidade é de apenas 10 mil dispositivos na mesma área.
Streaming sem travamentos
Com a velocidade turbinada, a latência lá embaixo e a estabilidade da rede, as plataformas de streaming também ganharam um belo empurrãozinho. Agora dá para assistir filmes, séries e outros conteúdos sem se preocupar com travamentos e outros problemas, tudo em alta resolução e em qualquer lugar.
Além das plataformas de vídeo, os serviços de música como Spotify, YouTube Music e Deezer também se beneficiam, permitindo ouvir áudios com a melhor qualidade. A única coisa é ficar de olho no consumo de dados para não ter surpresas na fatura.
Ambientes inteligentes e automatizados
O 5G foi feito para conectar o máximo de dispositivos possível, e não só celulares. Por isso, a rede deve impulsionar ainda mais a Internet das Coisas (IoT). Com a independência dos planos Wi-Fi, os aparelhos conectados terão muito mais recursos nas próximas versões.
Com isso, vários setores vão se beneficiar, e os ambientes inteligentes e automatizados se tornarão cada vez mais comuns. Nas fábricas, a coleta e análise de dados em tempo real pode otimizar os processos. Na agricultura, drones conectados ajudarão a monitorar as plantações, melhorando o uso da água, fertilizantes e outros recursos.
Gestão pública mais eficiente
As redes de alta velocidade também trazem avanços para a administração pública, principalmente em projetos de cidades inteligentes. A conectividade facilita o envio de imagens ao vivo de câmeras inteligentes para os gestores de trânsito, que podem ajustar os semáforos e diminuir os congestionamentos.
Na segurança pública, a transmissão rápida de dados agiliza a vigilância de áreas movimentadas, permitindo que crimes sejam comunicados à polícia em tempo real. No setor de energia, a tecnologia ajuda a monitorar o consumo e identificar falhas na rede de forma imediata.
E para quem busca sempre estar atualizado, vale a pena conferir as 10 notícias de tecnologia para você começar o dia, mantendo-se informado sobre as novidades do setor.
Saúde: Prevenção e tratamentos remotos
Os impactos do 5G na saúde merecem destaque, beneficiando tanto profissionais quanto pacientes. A conectividade aprimorada facilita a prevenção e o tratamento de várias doenças, permitindo o monitoramento remoto por meio de relógios e pulseiras inteligentes, sensores e outros dispositivos conectados.
Com isso, os diagnósticos se tornam mais rápidos e precisos, aumentando as chances de salvar vidas. Os gestores das unidades de saúde ganham mais ferramentas para o controle de dados, otimizando o tempo de trabalho e ajudando a diminuir as filas.
Cirurgias à distância
A estabilidade das redes 5G também aprimora os atendimentos à distância, ampliando o acesso aos médicos, mesmo que eles estejam em outros lugares. A expectativa é que milhões de consultas médicas virtuais sejam realizadas nos próximos anos.
Com a latência reduzida, as telecirurgias estão sendo aprimoradas, permitindo que especialistas controlem robôs cirúrgicos remotamente e realizem procedimentos delicados a milhares de quilômetros de distância. A redução das falhas na conexão é essencial para o sucesso dessas operações.
Educação: Aprendizagem remota
Entre as transformações que aconteceram após o 5G, não podemos esquecer dos avanços na educação. Se as aulas online já eram populares, elas devem alcançar um novo nível com a chegada do 5G.
As melhorias incluem aulas mais interativas, com o uso de realidade virtual e aumentada para tornar o aprendizado mais dinâmico e eficiente, além da diminuição das interrupções nas aulas ao vivo. O 5G também pode permitir que as plataformas de educação cheguem a mais lugares e diminuam os custos com a infraestrutura.
O 5G já está transformando diversos setores e proporcionando novas experiências para os usuários. As mudanças vão desde a velocidade da internet até a possibilidade de realizar cirurgias à distância, mostrando o potencial dessa tecnologia para o futuro.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via TecMundo