TV Box HTV: fuja pois está roubando dados de usuários

A fiscalização da Anatel descobriu que um Malware está instalado em todas as TV Box HTV vendidas ilegalmente
Avatar de André Luiz
24/12/2021 às 10:09 | Atualizado há 2 anos
TV Box HTV

A TV Box HTV é um dos modelos de TV Box mais vendidos do Brasil. Um dos motivos é que possui um poder de processamento bem maior que concorrentes. Mas tem um motivo: a Anatel descobriu que ela é vendida com malware que captura dados de usuários e até pode realizar ataques DDoS.

A Anatel criou recentemente o GT TV Box (Grupo de Trabalho TV Box) para estudar modelos de TV Box piratas no Brasil. Foram eles que desconfiaram do TV Box HTV, pois possui um poder de processamento muito superior que o necessário nesse tipo de equipamento.

A desconfiança virou realidade: as caixinhas estão todas infectadas com um maware, capaz de roubar dados do usuário, se conectar em um botnet para realização de ataques de DDoS e, talvez, até minerar criptomoedas.

Para fazer os testes, a equipe utilizou lotes apreendidos das caixinhas que, vale enfatizar, são proibidos de serem vendidos no Brasil. Primeiro que não são autorizados pela Anatel, segundo que o objetivo é piratear canais de TV por assinatura, TVs abertas e muito mais.

Malware

TV Box HTV com malware

A equipe constatou que assim que ligado na internet, o TV Box HTV começa a buscar uma porta para se conectar a um servidor desconhecido.

Após conectado, o malware instalado começa a rastrear na rede do usuário quais portas podem ser usadas para monitoração dos equipamentos dos usuários.

E o que ele pode fazer? As possibilidades são infinitas. Desde roubar logins e senhas que o usuário venha a digitar em seus equipamentos, até a usar seu computador para fazer ataques hackers DDoS, usado para derrubar redes de empresas e outras instituições.

TV pirata

Mesmo que o malware não seja usado por quem criou, equipamentos como o TV Box HTV são ilegais. No geral, eles retransmitem o conteúdo de TVs por assinatura sem consentimento das operadoras, o que é crime. Pior, os usuários ainda são cobrados por isso.

A Anatel descobriu também que o sinal é capturado tanto no envio a partir da operadora, como internamente.

Equipamento ainda pode ser usado para minerar bitcoin

Embora ainda não provado, Wilson Wellisch, superintendente de Fiscalização da Anatel, revelou em junho que esses tipos de equipamentos também podem ser usados para minerar criptomoedas, sem que o usuário saiba obviamente.

O próprio poder de processamento da TV Box HTV é um belo exemplo de hardware superdimensionado. Os apps de IPTV usados por ela, não exigem muita coisa, o processamento poderoso justificaria a mineração.

Os resultados dos estudos serão enviados s ao GT-Ciber — grupo da agência que combate ameaças à cibersegurança.

Com informações do Tecnoblog e Telesintese

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ