Uma funcionalidade pouco valorizada do Google Pixel 9

Conheça uma das melhores funcionalidades do Google Pixel 9 que poucos usuários aproveitam.
Atualizado há 2 meses
Face Unlock do Pixel 9
Face Unlock do Pixel 9
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o lançamento do primeiro Google Pixel em 2016, a capacidade da Google de entregar funcionalidades de software inteligentes, originais e realmente úteis tem sido um dos grandes destaques da linha. De Now Playing a Call Screen e Quick Tap, os recursos exclusivos do Google Pixel são grandes atrativos para escolher estes telefones em vez de outros. O Face Unlock do Pixel 9 é um dos recursos mais usados e convenientes.

Por que o Face Unlock do Pixel 9 é tão bom?

Quase todos os telefones Android atuais permitem que você desbloqueie o telefone com reconhecimento facial, e o Google Pixel 9 também. Mas, ao contrário da maioria dos outros telefones Android, o Face Unlock do Pixel 9 vai um passo além, pois você também pode usá-lo para desbloquear aplicativos. Seja 1Password, seu aplicativo bancário ou qualquer outra coisa, você pode desbloquear tudo apenas olhando para o telefone.

É verdade que isto não é algo inédito. O iPhone tem o Face ID desde o iPhone X, e a própria Google ofereceu este nível de desbloqueio facial com as linhas Pixel 4 e Pixel 8. Não é uma inovação totalmente nova para o Pixel 9, mas é de longe uma das mais convenientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, voltei a usar o Google Pixel 9 Pro depois de não o tocar por alguns meses e, quase imediatamente, lembrei-me de quão bom pode ser este nível seguro de reconhecimento facial. Para quem busca outras opções, vale a pena conhecer as 51 Oportunidades de Trabalho Remoto Internacional.

A conveniência do reconhecimento facial seguro

Quando pego no telefone e ligo a tela, o Pixel 9 Pro quase instantaneamente vê e reconhece meu rosto, o que significa que só tenho que deslizar o dedo na tela para desbloqueá-lo. Quando abro meu aplicativo bancário ou um dos meus aplicativos de cartão de crédito, leva menos de um segundo para o Pixel 9 Pro escanear meu rosto e me deixar ver minhas finanças.

Leia também:

Para as muitas vezes ao longo do dia em que preciso acessar o 1Password, poder abrir o aplicativo ou selecionar uma senha no meu teclado com preenchimento automático e fazer com que tudo funcione instantaneamente — sem que eu precise escanear uma impressão digital ou inserir um PIN — é quase mágico. Pagar com a Carteira Google também é mais fácil. Eu apenas abro o aplicativo, seguro meu telefone no leitor NFC e pronto. O Pixel 9 escaneia automaticamente meu rosto e autentica os pagamentos sem que eu tenha que pensar nisso.

O Face Unlock do Pixel 9 no seu melhor

Embora o Face Unlock do Pixel 9 acabe por atingir o mesmo objetivo que um sensor de impressão digital (que o Pixel 9 também tem), o desbloqueio facial automatiza todo o processo de segurança biométrica de uma forma que torna o uso do Pixel 9 maravilhosamente fácil.

Embora colocar o dedo num sensor de impressão digital obviamente não seja difícil, ainda requer ação sua. Mas o desbloqueio facial não. Desde que você esteja olhando para o seu telefone, mesmo em um ângulo diferente, tudo funciona passivamente e em segundo plano. Impressionantemente, tudo isso acontece sem qualquer imagem especial ou hardware de câmera. A Google consegue isso com uma câmera de selfie normal, além de truques de aprendizado de máquina de seus chips Tensor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem busca outras opções de segurança, vale a pena conhecer a Atualização da Microsoft sobre pastas compartilhadas do OneDrive.

Para mim, é isso que, em última análise, resume tudo. Assim como abrir o Shazam para identificar uma música é fácil de fazer, ter seu Pixel automaticamente identificando a música para você é, reconhecidamente, muito mais conveniente.

A praticidade no dia a dia

O mesmo vale para o Face Unlock do Pixel 9. Será que me mata usar um sensor de impressão digital para desbloquear meu telefone ou meu gerenciador de senhas? Claro que não. Mas o desbloqueio facial inegavelmente torna isso mais simples. Para aquelas vezes em que meu telefone está na minha mesa e estou digitando, se minhas mãos estão sujas enquanto estou lavando a louça ou fazendo o jantar, ou se estou do lado de fora e estou usando luvas (o que acontece com frequência nesta época do ano em Michigan), o desbloqueio facial é melhor em todos esses cenários.

Estes são os tipos de recursos que tornam os telefones Pixel da Google tão bons. Aqueles que não mudam necessariamente a forma como você usa seu telefone, mas que tornam a vida cotidiana um pouco mais fácil. E são os recursos que eu gostaria que a Google anunciasse e se concentrasse mais, em vez de coisas como geração de imagens de IA.

O desbloqueio facial raramente surge ao discutir a linha Pixel 9, mas tem sido uma das melhores partes de voltar para o Pixel 9 Pro — e espero que a Google tenha mais coisas como ele reservadas para a linha Google Pixel 10 no final deste ano.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Android Authority

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.