Use enquanto dá: Facebook anuncia morte do Messenger Lite

Aplicativo que exige menos processamento e conexão de internet mais limitada terá fim em Setembro
Avatar de André Luiz
25/08/2023 às 08:47 | Atualizado há 8 meses
Use enquanto dá: Facebook anuncia morte do Messenger Lite 1

A Meta, dona do Facebook, anunciou hoje, 25, que irá acabar com o app Messenger Lite, disponível há anos para o sistema Android. A empresa confirmou ao TechCrunch que o aplicativo sairá das lojas de aplicativos a partir do dia 18 de setembro.

Lançado em 2016, o Messenger Lite tinha como foco modelos de smartphones com hardware mais fraco e, principalmente, pessoas com conexões de internet mais lentas e franquia de dados limitadas, já que o app é mais leve que o padrão.  O app oferece apenas os recursos essenciais do Messenger, como mensagens, chamadas e videochamada, para ocupar menos espaço de armazenamento e poder de processamento.

Apesar de seus recursos limitados, o Messenger Lite é muito popular em alguns países, principalmente Brasil e Índia. Segundo a empresa de análise de dados mobile data.ai, o app teve mais de 760 milhões de downloads em todo o mundo.

A decisão de encerrar o Messenger Lite ocorre quando a Meta está focando no seu app principal do Messenger. A empresa anunciou recentemente que vai descontinuar o suporte a SMS para o Messenger no próximo mês. A Meta também planeja ativar a criptografia de ponta a ponta como padrão para o Messenger até o final deste ano.

Qual o motivo para encerar o Messenger Lite?

A Meta ainda não divulgou um motivo específico para encerrar o Messenger Lite. No entanto, é provável que a empresa acredite que o app principal do Messenger agora é suficiente para a maioria dos usuários. O Messenger foi atualizado com uma série de novos recursos nos últimos anos, como videochamada em grupo, mensagens efêmeras e stickers de realidade aumentada.

O encerramento do Messenger Lite afetará os usuários que dependem do app pelo seu design leve e eficiente. No entanto, a Meta disse que os usuários podem continuar a usar o app principal do Messenger, que está disponível para dispositivos Android e iOS.

A decisão de encerrar o Messenger Lite é um sinal de que a Meta está focando no seu app de mensagens principal. A empresa também está investindo em novos recursos para o Messenger, como a criptografia de ponta a ponta. Isso sugere que a Meta está comprometida em tornar o Messenger uma plataforma de mensagens mais segura e privada.

O encerramento do Messenger Lite provavelmente terá um impacto limitado na popularidade geral do Messenger. No entanto, pode decepcionar alguns usuários que dependiam do app pelo seu design leve.

Impacto da decisão

O encerramento do Messenger Lite terá uma série de impactos nos usuários, incluindo:

  • Os usuários não poderão mais baixar ou usar o app do Messenger Lite.
  • Os usuários terão que mudar para o app principal do Messenger, que pode ser mais intenso em termos de recursos.
  • Os usuários podem perder alguns dos recursos que estavam disponíveis no Messenger Lite, como a capacidade de enviar e receber mensagens SMS.

Porém, o maior impacto da decisão virá para aqueles que usam o app devido a limitações de conexão. No Brasil, grande parte do território nacional conta com conexão de internet precária onde o app padrão se torna lento devido a quantidade de dados que exige renderizar.

A Meta disse que fornecerá mais informações aos usuários sobre o encerramento do Messenger Lite nas próximas semanas.

Reações dos usuários

Os usuários reagiram com sentimentos mistos à notícia do encerramento do Messenger Lite. Alguns usuários expressaram desapontamento, enquanto outros disseram que entendem a decisão.

Um usuário no Twitter disse: “Estou realmente desapontado que o Messenger Lite esteja sendo encerrado. Era o app perfeito para mim, pois tenho um celular Android de baixa qualidade”.

Outro usuário disse: “Eu entendo por que a Meta está encerrando o Messenger Lite. O app principal do Messenger agora é mais poderoso e rico em recursos”.

No geral, o encerramento do Messenger Lite provavelmente terá um impacto limitado na popularidade geral do Messenger. No entanto, pode decepcionar alguns usuários que dependiam do app pelo seu design leve.

Com informações do Techcrunch

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ