Usuários reclamam de apps “grátis” que pressionam para assinaturas pagas

Muitos apps gratuitos dificultam uso sem assinatura, pressionando usuários a pagar. Saiba o que está por trás dessa prática.
Atualizado há 1 hora
Usuários reclamam de apps “grátis” que pressionam para assinaturas pagas
(Imagem/Reprodução: Androidauthority)
Resumo da notícia
    • Em 2025, usuários estão abandonando apps em busca de alternativas focadas em privacidade, como código aberto e self-hosted.
    • Você pode ser impactado pois muitos apps estão propositalmente piorando a versão gratuita para forçar assinaturas.
    • Essa estratégia de monetização afeta a satisfação dos usuários e altera a experiência tradicional de uso gratuito.
    • O fenômeno gera ceticismo sobre novos lançamentos de grandes empresas no mercado de apps para smartphones.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ano de 2025 tem marcado uma mudança para muitos usuários que estão deixando de usar diversos aplicativos. Uma das razões para essa decisão é a busca por opções com maior foco em privacidade, como aplicativos de código aberto ou aqueles que podem ser self-hosted.

No entanto, um motivo principal para essa mudança é que muitos aplicativos gratuitos piores. Eles parecem estar se degradando intencionalmente para incentivar os usuários a migrarem para versões pagas.

Essa estratégia de empresas para monetizar plataformas gratuitas não é nova. Ela já gerou ceticismo em relação a novos lançamentos da Google ou Meta, por exemplo. Mas, especificamente no universo dos aplicativos para smartphone, a prática se intensificou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cada vez mais, os aplicativos são promovidos como gratuitos. Contudo, na realidade, a experiência de uso sem uma assinatura se torna quase impossível, impactando a satisfação do usuário. Essa abordagem desafia a expectativa de acesso livre.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.