Vale a pena esperar pelo chipset MediaTek Dimensity 820

Avatar de Redação
27/08/2020 às 20:12 | Atualizado há 4 anos
Vale a pena esperar pelo chipset MediaTek Dimensity 820

A MediaTek acirrou a competição no espaço móvel com o lançamento de seu Dimensity 820 SoC, que é um novo chip da série 800. Este chip de 7 nm xom 5G integrado parece ser a solução perfeita para fabricantes de smartphones que desejam oferecer especificações sólidas com preço reduzido. Permanecendo fiel à história da série, o Dimensity 820 oferece excelente desempenho e eficiência energética entre outros recursos interessantes. Daremos aqui uma visão geral do que este novo SoC é capaz.

Aumento de desempenho

O Dimensity 820 é um chipset de 7 nm, o que significa que você pode esperar ótimo desempenho e eficiência de bateria do SoC. Ele apresenta um layout octa-core, consistindo em quatro núcleos Cortex-A76 e quatro núcleos Cortex-A55. Os quatro núcleos mais robustos têm clock de 2,6 GHz e a MediaTek promete um salto de 37 por cento no desempenho de múltiplos núcleos do SoC. Os quatro núcleos Cortex-A55 têm freqüência de 2GHz. Esta configuração octa-core com certeza se traduzirá em tempo de carregamento rápido para jogos, desempenho ágil de aplicativos e multitarefa rápida.

Vale a pena esperar pelo chipset MediaTek Dimensity 820 5

Novos padrões de conectividade

O Dimensity 820 é fornecido com suporte para dual SIM 5G e VoNR. Isso significa que ambos os SIMs 5G em um telefone podem estar em espera ao mesmo tempo. Alguém poderia pensar que a duração da bateria do smartphone pode ser afetada por causa disso, mas a MediaTek também cuidou disso. Suas tecnologias 5G UltraSave Network Environment Detection e 5G UltraSave OTA Content Awareness são projetadas para gerenciar o modo de operação do modem em tempo real para melhor eficiência energética. Esses algoritmos inteligentes ajustam dinamicamente a configuração de energia e a frequência operacional com base no ambiente de rede e na qualidade da transmissão de dados.

A MediaTek também garantiu 2CC 5G Carrier Aggregation, que é uma espécie de recurso essencial em 2020 e provavelmente provaria ser ainda mais útil nos próximos anos. Essa tecnologia proporciona velocidades médias mais altas e uma transferência perfeita entre duas áreas de conexão 5G em uma camada de cobertura. Sem o Carrier Aggregation, os usuários recebem uma cobertura de camada de taxa de transferência 30% menor, o que explica por que é uma necessidade nos dias de hoje.

Vale a pena esperar pelo chipset MediaTek Dimensity 820 6

Gráficos ricos e jogos fluidos

O Dimensity 820 também ganha um núcleo adicionado em sua GPU Mali-G57. A variante MC5 presente neste chipset oferece um desempenho de jogos 33% melhor do que seus concorrentes diretos. E há também a tecnologia MediaTek HyperEngine 2.0, que oferece tudo, desde tempos de carregamento rápidos até conexões confiáveis ​​de baixa latência, gerenciando várias redes. Esse recurso gerencia recursos de maneira inteligente para fornecer taxas de quadros consistentemente altas em seus jogos. O HyperEngine 2.0 inclui Intelligent Multi-Network Prediction 2.0, que reage em milissegundos às mudanças no status de conectividade em 5G NR, 4G LTE e Wi-Fi. Outra característica que definitivamente agradará os jogadores é o Rapid Response Engine 2.0, que fornece aos fabricantes uma conexão em nível de chip para a tela sensível ao toque a um mínimo de 240 Hz de taxa de amostragem de toque. Por último, o HyperEngine 2.0 traz consigo a Otimização de Latência de Áudio Bluetooth, que minimiza a latência de áudio quando você está jogando com fones de ouvido Bluetooth.

Capacidades de câmera emocionantes

Com o Dimensity 820, a MediaTek garantiu que os fabricantes não precisariam se conter quando se tratava de oferecer experiências de câmera top de linha aos consumidores. Estamos falando de fotos de até 80MP se sensores superdimensionados forem usados. E se duas câmeras estiverem sendo usadas, os fabricantes de telefones podem tirar proveito das configurações de câmeras de 32 MP + 16 MP. E você pode ter certeza de que até quatro câmeras são suportadas pelo chipset com HDR nativo. Um dos recursos mais interessantes deste SoC, porém, é o suporte a vídeo HDR 4K de vários quadros. É apenas o que o nome indica; a câmera captura vídeos em duas exposições diferentes e os funde em um único clipe, tudo em tempo real, resultando em uma qualidade de vídeo impressionante.

Desempenho de referência

O chipset ideal para comparar o MediaTek Dimensity 820 é o Snapdragon 765G, que passa a ser o chipset mais poderoso da Qualcomm fora de sua linha Snapdragon 800. Dos vários números de benchmarking disponíveis online, a comparação no teste single-core do Geekbench ofereceu uma diferença quase insignificante. No entanto, o Dimensity 820 SoC parece ter uma pontuação mais alta do que o Snapdragon 765G no teste multi-core. Nos testes de CPU e GPU do AnTuTu também, o Dimensity 820 parece ter uma vantagem. Claro, benchmarks não contam a história completa. Precisamos esperar o lançamento dos smartphones com chipset MediaTek Dimensity 820 na Índia, para que possamos fazer algumas comparações do mundo real por conta própria.

Dito isso, o chipset Dimensity 820 realmente parece bastante promissor, e temos certeza de que vai aquecer muito a concorrência quando os smartphones com ele chegarem à Índia. Assista esse espaço.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ