A Valve confirmou que não está desenvolvendo um console para competir com o PS5 e Xbox Series X. Apesar dos rumores que circulavam no final de 2024, a empresa desmentiu as especulações, mantendo o foco no Steam Deck e no desenvolvimento do SteamOS. Essa notícia pode desapontar alguns fãs que esperavam um novo competidor no mercado de consoles, mas a Valve continua a investir em outras áreas do mundo dos games.
Valve descarta console rival do PS5 e Xbox Series X
No final do ano passado, surgiram boatos sobre um possível console da Steam que estaria sendo projetado em conjunto com novas versões do Steam Controller e um novo headset de realidade virtual. O insider eXtas1s chegou a afirmar que “um novo console Steam está chegando para competir com o PS5 e o Xbox no futuro”, com a Valve supostamente trabalhando com a AMD em tecnologias RDNA 4.
Entretanto, Pierre-Loup Griffais, arquiteto de alto escalão da Valve e desenvolvedor líder do SteamOS para o Steam Deck, utilizou o BlueSky para esclarecer que a empresa não está trabalhando em um Steam Console. Segundo ele, “Não há nada significativo para ler aí”, pondo fim aos rumores de um possível concorrente para os consoles da Microsoft e Sony.
Apesar do desmentido sobre o console, a Valve continua investindo no SteamOS, sistema operacional que impulsiona o Steam Deck. A empresa planeja disponibilizar uma versão beta do sistema para outros aparelhos do segmento ainda em 2025, permitindo que outras empresas criem seus próprios dispositivos portáteis com o SteamOS.
Steam Deck concorrente: O futuro do SteamOS
Com o descarte do console de mesa, a Valve redireciona seus esforços para o SteamOS, buscando expandir sua presença no mercado de jogos. O SteamOS é o sistema operacional que faz do Steam Deck um dispositivo prático e versátil, e a ideia é que ele possa ser instalado em outros aparelhos do mesmo tipo ainda este ano.
Leia também:
De acordo com Pierre-Loup Griffais, em entrevista ao The Verge, a versão beta do SteamOS para outros dispositivos deve ser lançada após março de 2025. Além disso, a Valve já havia confirmado que o sistema operacional será disponibilizado para o ROG Ally, um dos principais concorrentes do Steam Deck.
Essa estratégia permite que outras empresas criem seus próprios “Steam Deck“, utilizando o sistema operacional da Valve em seus dispositivos. Para quem gosta de personalizar seus dispositivos, vale a pena aprender como remover bloatware no Windows 10 e 11 e deixar o sistema mais leve.
A decisão da Valve de não entrar na briga direta com PlayStation e Xbox pode ser vista como uma aposta em um mercado diferente, focando em software e portabilidade. Resta saber como essa estratégia se desenvolverá e qual será o impacto no mundo dos games.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Voxel