Vazamento de dados do INSS expõe informações de 39 milhões de brasileiros em ataque cibernético

Vazamento de dados INSS: 39 milhões de brasileiros podem ter tido dados expostos em ataque cibernético. Saiba mais sobre o incidente e suas implicações.
Atualizado há 28 segundos
Vazamento de dados INSS

Outros destaques

Vazamento de dados INSS
Roaming 5G SA no Brasil
Identificação biométrica Chile
Caixa postal Gov.br
DOGE de Elon Musk

Um ataque cibernético atingiu o sistema do Cadastro de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) do INSS, no dia 04/02/2025. A suspeita é de que dados de cerca de 39 milhões de brasileiros tenham sido comprometidos. O CAT é um sistema online usado por empresas e trabalhadores para registrar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e mortes. A plataforma permite o registro mesmo em casos de omissão do empregador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vazamento de dados INSS: Detalhes do Ataque

Segundo informações do perfil HackManac, no X (antigo Twitter), um cibercriminoso identificado como “Sorb” assumiu a responsabilidade pelo ataque. Ele alegou ter explorado uma vulnerabilidade no sistema, divulgando a ação em um fórum online. Sorb afirma ter avisado os responsáveis pelo sistema antes do ataque, sem sucesso.

O suposto atacante publicou uma mensagem na rede social X, afirmando que a empresa de segurança responsável pela proteção do sistema não conseguiu resolver o problema. Segundo ele, “Eu oficialmente declaro que eles não conseguiram resolver o problema, nem assumiram a responsabilidade, caso contrário esse post não existiria“. O tamanho do suposto vazamento é estimado em 88 GB de dados.

Os dados vazados incluem informações sensíveis como nome da empresa, CNPJ, número de telefone, nome completo do trabalhador, sexo, número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), CPF, número de celular, e-mail e código do registro de acidente de trabalho. A gravidade do vazamento de dados INSS é alta, considerando o volume de informações comprometidas.

Ainda não há um pronunciamento oficial do INSS sobre o ocorrido. A reportagem será atualizada assim que houver informações adicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Outras Notícias Relevantes

Esse incidente levanta preocupações sobre a segurança da informação em sistemas governamentais. Outro caso semelhante envolvendo vazamento de dados de brasileiros aconteceu na Pirelli. A frequência desses eventos destaca a necessidade de maior investimento em segurança cibernética.

A proteção de dados pessoais é um assunto cada vez mais importante em um mundo digital. Novas funcionalidades do Caixa Tem, por exemplo, visam aprimorar a segurança dos usuários. O aprimoramento da segurança em plataformas online é fundamental para evitar incidentes como este.

Golpes online são cada vez mais sofisticados e podem afetar qualquer um. Entender como esses golpes funcionam, como o ComprovanteSpray no WhatsApp, é crucial para proteger suas informações. Fique atento!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação reforça a importância de medidas preventivas, como a adoção de senhas fortes e a atualização constante de softwares. Além disso, a conscientização dos usuários sobre as ameaças cibernéticas é fundamental para minimizar os riscos. A proteção de dados, em todos os níveis, requer atenção constante.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via TecMundo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.